A empresa de transporte de valores Transbank investiu em segurança com comunicação de dados por telefonia móvel. O objetivo era eliminar o risco de fraudes por furto de senha dos caixas eletrônicos, agregando total segurança às operações de abastecimento e manutenção das máquinas.
A empresa adotou o sistema Dispara , aplicação de internet móvel da Compera que otimiza a comunicação entre a empresa e seus colaboradores em campo, já que a transmissão das informações é instantânea. De acordo com a Transbank, além da redução dos custos de gerenciamento das informações, mais de 75% de erros de digitação foram eliminados e conseqüentemente o risco de fraudes por furto de senha.
O superintendente de operações da Transbank, Guilherme Samuel, explica que antes da implementação do Dispara os segredos dos caixas eletrônicos eram manuseados em papel e as senhas eram controladas em planilha Excel. Segundo ele, além de problemas de fraudes e sinistros, ocorriam cerca de 600 erros por mês na digitação das senhas, o que causava problemas operacionais, de segurança e de custos.
O sistema foi implantado em outubro do ano passado na região metropolitana de São Paulo, posteriormente, no Rio de Janeiro, em Campinas e na cidade de Curitiba. Dos 204 carros-forte da empresa, cerca de 100 utilizam a ferramenta. Em oito meses, a Transbank realizou 70 mil operações, uma média de 12 mil por mês, abastecendo 1,6 mil caixas eletrônicos com o Dispara. Só em São Paulo são 800 máquinas pertencentes ao Banco Itaú, sem contar os serviços prestados para o Bradesco, ABN Amro, Santander e Nossa Caixa nas cidades já citadas.
Com relação ao custo/benefício do investimento, Samuel afirma que todo investimento em segurança é considerado como parte do negócio fim da empresa. ?Hoje temos eficácia no gerenciamento da operação, as fraudes e sinistros chegaram praticamente a zero e acreditamos que iremos eliminá-las totalmente. A segurança que o Dispara oferece é fundamental para o nosso negócio? finaliza.