O número de usuários de computadores no Brasil aumentou 22% entre 2002 e 2007. Essa marca faz do país o líder mundial no crescimento do uso de computadores nesse período, de acordo com pesquisa divulgada pelo instituto de pesquisas americano Pew.
Segundo o levantamento, 44% da população de áreas urbanas do país usam o equipamento e se conectam à rede mundial. Em 2002, eram apenas 22%. O crescimento é o maior do mundo entre os 35 países pesquisados e superou países como Eslováquia e Bulgária.
O estudo da Pew constatou, porém, que, apesar de o uso de computadores ter aumentado em muitos países pobres ou em desenvolvimento nos últimos cinco anos, ainda é grande o abismo digital em relação aos países mais ricos.
No caso do Brasil, por exemplo, apesar estar na liderança entre os países que mais ampliaram o acesso aos computadores, ele ainda aparece muito distante dos países com uso mais disseminado dessa tecnologia. Na Suécia, país que detém o maior índice do mundo, 82% da população usa computador. Na Coréia do Sul são 81% e nos Estados Unidos, 80% das pessoas.
O estudo global ouviu mil entrevistados no Brasil.