O Ministério das Comunicações anunciou que vai aplicar R$ 80 milhões dos recursos do Funttel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Comunicações) para financiar pesquisas nas áreas de produção de conteúdos digitais para educação a distância, comunicação sem fio, desenvolvimento de softwares e convergência tecnológica.
As pesquisas nessas áreas foram divididas em dois editais, publicados no Diário Oficial da União na segunda-feira (8/10). O ministério e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) realizaram nesta terça-feira (9/10) audiência para discutir os editais de chamada pública na área de telecomunicações, que vão selecionar propostas para receber os recursos.
?O lançamento desses editais marca o início de um novo ciclo na gestão do Funttel. Nosso objetivo é desenvolver a pesquisa e a competitividade da indústria nacional de telecomunicações, tornando o Brasil um importante ator no cenário da tecnologia da informação e comunicação?, afirmou o ministro das Comunicações, Hélio Costa, ao fazer a abertura da audiência pública.
O evento contou com a presença de empresários, das instituições científicas e tecnológicas, entre outros. O prazo para envio de propostas é o dia 25/10. A divulgação do resultado está prevista para o 29/11. A intenção do Ministério das Comunicações é iniciar os trabalhos já em 2008.
Nós últimos dois anos, as pesquisas financiadas pelo Funttel resultaram na criação do software de interatividade Ginga da TV digital e outros produtos.
As chamadas públicas estão disponíveis no site da Finep (www.finep.gov.br).