A APC, unidade de negócios da Schneider Electric, fornecedora mundial em soluções e serviços para energia e refrigeração em ambientes de TI, firmou parceria com a CA para a oferta de um conjunto de soluções integradas, desenvolvidas para avaliar e otimizar o consumo de energia dos centros de dados dos clientes.
A APC entra com a oferta de serviços de avaliação, integração e software de gestão, enquanto a CA fica responsável pelo monitoramento corporativo, software de gerenciamento e demais soluções relacionadas a serviços.
O objetivo das duas empresas é elevar as receitas, já que, na avaliação delas, os altos custos de energia estão fazendo com que esse tipo de solução se torne cada vez mais importante para que as empresas operem seus centros de dados de maneira mais eficiente.
Atualmente, os gastos das empresas com energia representam 10% do orçamento de TI, números que podem aumentar para 50% em uma questão de anos, a menos que elas tomem medidas radicais, segundo estudo da Dataquest.
É nesse nicho que a APC e a CA pretende obter uma vasto mercado com a parceria. Segundo John DiPippo, vice-presidente sênior da APC para soluções, serviços e software de centros de dados, a soma dos recursos da APC com as soluções de infra-estrutura de gerenciamento e de automação dos centros de dados da CA, possibilitará a capacidade de conectar informações da camada física aos processos de negócios, possibilitando a gestão ativa da energia no centros de dados das empresas.
Para possibilitar isso, a CA ampliou o eHealth Network Performance Manager (NPM) para gerenciar equipamentos de energia dos centros de dados, sistemas HVAC, consumo de combustível e outros dispositivos, como os milhares de sensores de temperatura necessários para monitorar racks individuais de temperatura.
De acordo com Roger Pilc, vice-presidente sênior e gerente geral da unidade de negócios de gerenciamento de infra-estrutura e automação de centro de dados da CA, quando utilizado em conjunto com o InfraStruXure Central da APC possibilita a captura e a integração de dados de dispositivos fora da área de TI, provendo significativo progresso na capacidade de monitorar e gerenciar o consumo de energia desses complexos sistemas.