O executivo Mårten Mickos, ex-CEO da MySQL, fabricante do banco de dados de código aberto de mesmo nome, pediu que a Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, libere a compra da Sun pela Oracle no continente. Segundo o site CNET News, ele avalia que a demora para uma tomada de decisão acabará por prejudicar ainda mais a competição do setor.
Em carta endereçada à comissária europeia para a concorrência, Neelie Kroes, Mickos afirmou que o questionamento feito em relação à compra e se ela afetaria o mercado estava muito mais do que correto, mas disse não acreditar que a negociação possa prejudicar a concorrência do setor. Ele defende que cada segundo em que a aquisição é atrasada pode ser prejudicial para os negócios da Sun, o que também prejudicaria a competição no setor.
Segundo o executivo, que agora é um dos investidores do fundo Benchmark Capital, por mais que a Oracle tenha alguma pretensão maliciosa ou "ignorante" em relação ao MySQL, é impossível que uma única empresa ou entidade exerça total controle sobre seu alcance.
Mickos completa afirmando que o banco de dados de código aberto é usado em muitos sites e servidores para os quais as soluções da Oracle não servem, portanto é de total interesse de ambas as empresas envolvidas no negócio que o MySQL continue existindo.
- Opinião favorável