BrT promove encontro de padronização tecnológica

0

A Brasil Telecom decidiu promover sua posição como membro de um organismo de normalização tecnológica. No caso, o TISPAN (Telecoms & Internet Converged Services & Protocols for Advanced Networking), um dos grupos de trabalho do Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações, o ETSI.

A tele está promovendo, em Brasília, uma reunião plenária mundial do organismo.

Para Márcio Rodrigues Borges, representante da BrT no TISPAN, a presença da operadora no organismo busca o desenvolvimento de serviços simples e transparentes que possam ser suportados por redes cada vez mais complexas e inteligentes. O trabalho da TISPAN é desenvolver o que não aparece para o usuário, que são as normas e padrões por trás da rede.

"Daí a importância para uma operadora de participar das entidades que estabelecem estes padrões", diz. Concretamente, ainda de acordo com Márcio Borges, a participação em entidades definidoras de padrões ajuda a empresa a proteger os investimentos já feitos; evita a duplicação de investimentos; leva a conhecer profundamente os padrões; cria capacidade de influenciar na definição dos padrões e garante que as características das redes brasileiras serão levadas em consideração na definição dos padrões.

Concretamente, a Brasil Telecom já vem utilizando as informações obtidas nas entidades das quais participa para aperfeiçoar sua rede convergente: em setembro passado a empresa lançou uma RFI com base no release 6 do IMS (IP Muldimidia Subsystem) e no Release 1 do TISPAN. As respostas à consulta já estão sendo processadas pela empresa.

Anfitriã

Nesta 12ª reunião plenária realizada em Brasília, a TISPAN teve a presença de 16 países para dar continuidade à elaboração do Release 2 da entidade, que está aprofundando as definições sobre IPTV, entre outras normas.

Como uma forma de partilhar com as demais operadoras brasileiras, entidades de governo e universidades, a Brasil Telecom, realiza oficinas para discutir o futuro das telecomunicações.

Segundo Dante Nardelli, diretor de tecnologia da Brasil Telecom, em 2005, a empresa obteve 16% de seu faturamento dos serviços de transmissão de dados, sendo que 44% deste valor corresponde ao ADSL: ?a rentabilidade destes serviços vem crescendo aceleradamente?, afirmou Nardel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.