A TIM é o primeiro usuário no Brasil da plataforma OpenView Service Quality Manager (SQM), implantado pela HP para garantir a qualidade da oferta dos serviços GPRS da operadora no mercado.
Com base nos coletores de informações compatíveis com praticamente todos os elementos e aplicações da rede do mercado, a ferramenta permite o monitoramento em tempo real de todos os componentes da infra-estrutura da operadora e a comparação com os Service Level Agreements (SLAs) previamente definidos ? estabelecidos internamente ou entre a operadora e seus clientes.
No caso de detecção de qualquer degradação potencial no SLA, a plataforma dispara alarmes, notificações e pode até dar comandos de alterações na cobrança compatíveis com eventuais penalidades de violação no SLA. Além disso, pode emitir relatórios periódicos sobre violações nos serviços e SLA.
O gerente do segmento de telecomunicações da HP Brasil, Cláudio Rangel, disse que a qualidade dos serviços se tornaram fundamentais para a estratégia das operadoras de conquista e retenção de clientes. ?À medida que o mercado caminha em direção ao IMS e à convergência das redes, é imperativo que as operadoras abandonem as práticas convencionais de gerenciamento de redes baseado em elementos em favor de uma administração mais abrangente, orientada para a qualidade dos serviços e que opere em diferentes redes de acesso?, acrescentou.