Os tablet PCs afetarão bastante as vendas de netbooks, mas não a ponto de inviabilizar esses equipamentos no mercado, que ainda continuará a crescer nos próximos anos, porém em um ritmo bem menos acelerado, de acordo com projeções da IDC.
A consultoria aponta que as vendas de netbooks devem atingir 37,8 milhões de unidades neste ano, número 10,3% superior em relação a 2009. O crescimento desse mercado, entrtanto, desacelerará nos próximos anos e a IDC estima uma taxa de crescimento anual composto de 4,3% nos próximos quatro anos, fechando 2014 com vendas de 42,4 milhões de netbooks. Acer e Asus, que, juntas, responderam por 42,5% do mercado total no ano passado, se manterão na liderança do mercado. A avaliação da consultoria é que, apesar de o foco da indústria de PCs ter ser deslocado para os tablet PCs, esses novos equipamentos não devem provocar a "morte" dos netbooks.
"Dada a gama de capacidades e preços dos netbooks é muito provável que os consumidores adquiram esses equipamentos em várias combinações", comentou Bob O'Donnel, vice-presidente da IDC, ressaltando que os tablet PCs não modificaram, por exemplo, a demanda do segmento educacional por netbooks, onde já existem vários projetos em andamento.
- Dispositivos móveis