O Yahoo, Microsoft e AOL anunciaram uma parceria nesta quarta-feira, 10, para um novo modelo de anúncios digitais integrados em suas mídias. Pelos termos do acordo, as empresas vão compartilhar seus anúncios em display e suas plaformas de venda de publicidade. Dessa forma, as empresas poderão comercializar anúncios on-line nos sites de suas parceiras. A meta do acordo é facilitar os negócios com anunciantes e fortalecer a posição das empresas no mercado de publicidade on-line, que é dominado pelo Google e no qual o Facebook vem registrando rápido crescimento.
A alicança entrará em vigor a partir do início do ano que vem. Os clientes publicitários das empresas poderão utilizar um sistema premium combinando as ferramentas individuais de cada website com pacotes para atingir audiências em escala nos Estados Unidos.
Segundo o vice-presidente executivo das Américas do Yahoo, Ross Levinsohn, o novo modelo será mais eficiente e irá requerer menos esforço para anunciar em novos formatos. “Estamos completamente focados em controlar nosso destino, trabalhando diretamente com vendedores e agências para trazer mais retorno a nossos anunciantes”, afirmou em nota. Vale ressaltar que a receita de anúncios do Yahoo vem desacelerando nos últimos trimestres. Analistas afirmam que o acordo é uma tentativa de reverter este quadro.
As plataformas do Yahoo e da Microsoft servirão inicialmente ambientes de mercado para revenda de anúncios a agências. A da AOL estará ligada a sua própria solução, sendo integrada posteriormente. As empresas não revelaram os valores envolvidos no acorod. As decisões estratégicas de mercado continuarão de maneira independente entre as empresas. O acordo entre a AOL e o Yahoo será estendido também ao Canadá.