A União Internacional de Telecomunicações (UIT) está promovendo estudos para a utilização da faixa de 79 GHz como frequência de banda harmonizada para radar automotivo. A organização estabeleceu nesta semana uma parceria com o 79 GHz Consortium para promover demonstrações sobre as pesquisas com o sistema de curto alcance e alta resolução, que permitirá o monitoramento e controle de tráfego, melhorando a segurança e conforto com recursos de radar em carros como auxílio em manobras, avisos de impacto e de proximidade, e proteção a pedestres.
A faixa entre 77 GHz e 81 GHz foi definida pela Comissão Europeia em 2004 para serviços de radar automotivo de curto alcance (SRR, na sigla em inglês). Em julho de 2011, o 79 GHz Consortium foi lançado para acelerar a estabilização da harmonização mundial da frequência no espaço de espectro. O projeto complementa a decisão da UIT de fazer um grupo de trabalho sobre regulamentações de radiofrequências automotivas, que deverá funcionar em conjunto com a indústria automotiva pelo mundo inteiro. A entidade afirma que o trabalho realizado vai permitir a reguladores terem um ambiente previsível para terem confiança na aplicação do desenvolvimento da faixa de 79 GHz pelo mundo.
O workshop, afirma a UIT, deverá servir também como preparativo da conferência mundial de radiocomunicações da entidade em 2015 e considerar a alocação do espectro de 77,5 GHz a 78 GHz para serviços de radiolocalização. Durante o workshop fabricantes como Audi e Daimler-Benz já mostraram resultados com as plataformas de testes.
No Brasil, a faixa de 78 GHz a 79 GHz é destinada à radiolocalização em caráter primário para pesquisa espacial (do espaço para a Terra), comunicações de radioamador e radioastronomia. Entre 79 GHz e 81 GHz, o espectro está destinado para radioastronomia e radiolocalização. A Anatel considera atribuições de faixas definidas em tratados e acordos internacionais aprovados pela UIT.