A varejista online japonesa Rakuten, que também atua no Brasil, encerrou o terceiro trimestre com lucro líquido de 14,8 milhões de ienes (o equivalente a US$ 120,5 milhões), o que representa uma queda de 23% na comparação com os 19,3 milhões de ienes (US$ 157,1 milhões) apurados no mesmo período do ano passado. A receita, por outro lado, cresceu 16%, totalizando 182,7 milhões de ienes (US$ 1,4 bilhão), contra 147,6 milhões de ienes (US$ 1,2 bilhão), na mesma base comparativa.
A receita do segmento de serviços de internet saltou 27% no terceiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2014, e alcançou 110,6 milhões de ienes (US$ 900 milhões). Já a divisão de finanças na internet viu a receita líquida aumentar 14%, na mesma comparação, e atingir 69,3 milhões de ienes (US$ 564,3 milhões). O setor de outros negócios, por sua vez, avançou 27% e somou 15,2 milhões de ienes (US$ 123,7 milhões).
Mobilidade
A companhia também anunciou, junto com o balanço financeiro, que chegou a um acordo com a Fusion Communications, empresa de telecomunicações do grupo, para comandar os negócios da Rakuten Mobile, serviço de operadora móvel virtual (MVNO) da varejista online japonesa.
A transferência do negócio está prevista para ocorrer em 1º de dezembro, e o serviço continuará a ser fornecido no âmbito da nova operadora, a Rakuten. Segundo a companhia, os atuais usuários da Rakuten Mobile serão capazes de continuar a usar o serviço como antes, sem qualquer alteração.
Por meio da transação, as duas empresas pretendem desenvolver um negócio mais flexível ao definir o papel de cada das empresas como prestadora de serviços.