A votação e a apuração das urnas nos Estados Unidos movimentaram o Twitter em todo o mundo nos últimos dois dias. Entre a 0h de ontem (8) e as 3h de hoje (9) pelo horário de Nova York (ou 6h da manhã no horário de Brasília), foram contabilizados 75 milhões de Tweets sobre o assunto.
Já o Facebook registrou recorde de 700 milhões de interações no dia da eleição, e mais de 640 milhões de visualizações de vídeos. Contabilizou 716,3 milhões de likes, posts, comentários e compartilhamentos gerados por 115,3 milhões de usuários.
Na manhã de hoje, Donald Trump (@realDonaldTrump) atualizou seu perfil no Twitter, identificando-se como presidente eleito dos Estados Unidos, e publicou seu primeiro Tweet com este novo status. Além disso, Hillary Clinton (@HillaryClinton) Tweetou ontem à noite um agradecimento aos seus apoiadores, que se tornou o segundo Tweet da candidata com o maior número de Retweets.
Campanha no Twitter
Não apenas durante o dia da votação e da apuração, mas ao longo de toda a campanha eleitoral de Hillary Clinton e Donald Trump, cada passo da corrida à Casa Branca foi acompanhado a partir de Tweets de eleitores, candidatos e jornalistas. Desde o início dos debates das primárias, em agosto do ano passado, até a última segunda-feira, 7, véspera da votação, foram gerados 1 bilhão de Tweets nos Estados Unidos a respeito do assunto.
Entre os temas mais comentados no Twitter sobre a eleição norte-americana, estão relações internacionais, terrorismo, economia, armas e segurança cibernética.