O Systemic, programa de educação bilíngue, acaba de investir R$ 4 milhões no desenvolvimento de uma plataforma digital. Em parceria com o governo de Alagoas, a empresa tem expectativa é de que ela esteja totalmente disponível aos alunos a partir do segundo semestre de 2018.
De acordo com a diretora do Systemic, Vanessa Tenório, o uso da tecnologia é imperativo nos dias atuais e auxilia todo o ecossistema educacional. "Nosso grande objetivo é aprimorar as iniciativas pedagógicas e promover a inclusão digital. As funcionalidades da plataforma foram desenvolvidas para atender às necessidades de alunos e professores promovendo um aprendizado individualizado e colaborativo, além de um suporte personalizado", ressalta.
A nova plataforma digital traz benefícios diretos para os alunos por meio do conceito de "gameficação". "Ao entrar na plataforma, que terá uma interface de jogo, o aluno poderá navegar e expandir seu vocabulário, por meio do conteúdo disponível em inglês. Dividido em fases, o jogo terá temas como o corpo humano, sistema solar, entre outros", explica Fátima Tenório, também diretora do Systemic.
Os alunos ganham uma ferramenta na qual podem realizar diversas atividades interativas, o que aumenta a motivação e o engajamento, e amplia o potencial de colaboração entre os próprios estudantes, permitindo a imersão em um ambiente muito mais lúdico e interessante, fora do contexto de sala de aula. Isso porque a plataforma possibilita que o aluno também jogue em casa, troque experiências com outros jogadores e, consequentemente, aumente a interação com a língua e o tempo de prática, fazendo com que aprenda mais rapidamente.
Para os professores, a plataforma proporcionará uma abordagem ativa e dinâmica para estimular ainda mais a criatividade em comparação aos modelos pedagógicos convencionais. Ao combinar o uso da educação tecnológica com as interações presenciais, os professores conseguem aplicar o conceito de aprendizagem híbrida, integrando as tecnologias digitais ao dia a dia da sala de aula.
O Systemic desenvolveu um sistema de monitoramento das aulas para auxiliar o desenvolvimento do professor, corrigindo rotas e orientando-os pedagogicamente. Por meio da plataforma, os especialistas do Systemic conseguem assistir às aulas ministradas, pausar a cena desejada, acrescentar comentários e orientações, capacitando o professor de maneira rápida e eficiente.
A nova ferramenta possui diversas técnicas inteligentes, que ajudam o professor a compreender o perfil de cada aluno, aprimorando a tomada de decisão pedagógica. A plataforma detecta, por exemplo, que uma habilidade de determinado aluno precisa ser aprimorada, para que o professor redirecione os esforços para melhorar aquela situação. Outro benefício é o fato da plataforma permitir que o aluno ou professor reutilize conteúdos de qualidade de professores de todo o país. O docente tem acesso aos vídeos de suas aulas, para que possa refletir e aprimorar sua própria prática pedagógica. Além de conter conteúdo padrão do próprio Systemic na plataforma, o professor pode adicionar materiais próprios ou de terceiros. Neste caso, esses conteúdos externos serão de sua responsabilidade e previamente validados pela equipe do Systemic.
O Prof. Dr. Ig Ilbert, líder de inovação e pesquisador-chefe do Systemic e um dos responsáveis pelo projeto, ressalta que o objetivo é potencializar a reconhecida metodologia do Systemic por meio da tecnologia. "Além de promover uma aprendizagem de qualidade em grande escala, a plataforma ainda permite utilizar recursos de inteligência artificial para compreender melhor o perfil dos alunos e, consequentemente, aprimorar a própria metodologia", destaca.
Gameficação
O conceito básico da gameficação é utilizar elementos de jogos em contexto de não jogos. No caso de uma plataforma educacional como a do Systemic, o aluno interage com o jogo e, na medida em que evolui, ganha prêmios como armaduras, moedas, entre outras recompensas que o fazem avançar para novos níveis do jogo.
Inclusive, é possível que os alunos negociem e troquem seus prêmios no jogo com outros estudantes dentro da plataforma digital. O professor pode criar uma atividade ou qualquer tipo de planejamento, que gera pontos e premiações ao serem finalizados pelo aluno, recursos que ele pode usar no jogo/aprendizado, tudo isso de maneira integrada e atrativa.