Liderança digital é a nova forma de gerenciar equipes junto à transformação tecnológica

1

Em tempos de transformação tecnológica, ser líder é um desafio que exige adotar novas formas de pensar e se relacionar com as equipes. A liderança digital ou 4.0 é o novo modelo de gerir pessoas, que busca o respeito mútuo entre diferentes cargos hierárquicos.

Líderes digitais investem tempo em orientar e engajar os colaboradores, que trabalham com autonomia e são conduzidos de acordo com suas competências e especificidades. Se, antes, a chefia gerenciava pela autoridade, atualmente é um espelho para os profissionais, que participam da tomada de decisão e enxergam, na liderança, um benchmark para a sua carreira.

Entre as competências das novas lideranças, estão a capacidade de engajamento, ou melhor, a habilidade de se relacionar com empatia e tornar os colaboradores ativos em projetos, a capacidade analítica para interpretar as informações e saber usá-las a seu favor a fim de tomar decisões assertivas, e orientar os profissionais a alcançarem seus objetivos graças à criação de equipes eficientes. A comunicação com mensagens claras e coerentes também faz parte das metas, com o uso dos canais digitais para manter a força das relações e atingir a todos.

Com a aceleração atual do mercado de trabalho, as empresas estão se reinventando para oferecer às pessoas diferentes meios de trabalho, sejam eles o home office, o teletrabalho, híbrido, com horários alternativos, entre outros formatos. Com isso, os líderes são desafiados a gerenciar equipes dentro desses modelos e oferecer oportunidades de desenvolvimento rápido e conciso aos liderados – principal meta da nova geração de colaboradores.

A liderança digital não beneficia apenas quem trabalha nas organizações, mas também a própria empresa, que cresce com o engajamento dos profissionais. Com a orientação individualizada e empatia, as atividades são desempenhadas com maestria e perfeição, além de haver a diminuição do turn over, uma vez que as pessoas se identificam e geram uma conexão com a empresa que vai além das questões financeiras.

Sandro Stanczyk, diretor de Customer Experience da NTT DATA.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.