Arezzo&Co conquista Certificação como Empresa B por conjunto de práticas ESG

0

A Arezzo&Co é a mais nova empresa a ser certificada como uma Empresa B pelo Sistema B Brasil, organização responsável pelo engajamento, divulgação e promoção local do Movimento B em todo país e na América Latina. O Grupo obteve 92,8 pontos na Avaliação de Impacto B – que exige, no mínimo, 80 pontos para certificar as empresas. 

O Movimento Global de Empresas B foi criado nos Estados Unidos com objetivo reconhecer empresas que além de desempenho financeiro, visam uma nova maneira de se fazer negócio, beneficiando não somente o acionista, mas, também, considerando o bem-estar da sociedade e do planeta como métricas de sucesso. O Sistema B analisa companhias que são destaque nos quesitos sustentabilidade, responsabilidade social e transparência, analisando cinco principais áreas: Governança, Trabalhadores, Clientes, Comunidade e Meio Ambiente. 

Dessa forma, para participar da avaliação, as organizações precisam ter mais de 12 meses de operação, estar inserida em mercados competitivos, ser uma empresa completa e distinta – incluindo em sua análise todas as áreas de gestão do negócio – e, ainda, adicionar as Cláusulas B ao seu contrato social, que asseguram o compromisso do negócio em atuar para além de interesses puramente financeiros, priorizando as responsabilidades sobre questões sociais e ambientais em sua operação. 

Comprometida em promover iniciativas que causem um impacto socioambiental positivo, a Arezzo&Co possui uma estratégia de sustentabilidade baseada em três pilares prioritários: produção responsável, meio ambiente saudável e pessoas empoderadas. 

No pilar produção responsável, a empresa está desenvolvendo um projeto de rastreabilidade do couro via blockchain, que tem como objetivo a análise dos fornecedores indiretos do Grupo, com a intenção de zelar pelo bem-estar animal e mitigar os riscos e impactos do desmatamento proveniente da pecuária em todo o processo da produção de calçados. Além disso, cerca de 90% da produção da Arezzo&Co é realizada no Vale dos Sinos, cooperando para potencializar e desenvolver a economia e produção local. 

O Grupo tem, ainda, 91% dos fornecedores de produto acabado certificados pela ABVTEX e se comprometeu a ter 100% da sua cadeia de fornecedores rastreada e certificada em aspectos socioambientais até 2024. E para reforçar ainda mais a governança da companhia, a Arezzo&Co foi listada na carteira do ISE da B3, indicador de desempenho de empresas comprometidas com a sustentabilidade empresarial em 2021. 

No que diz respeito ao meio ambiente saudável, desde 2019, a Arezzo&Co neutralizou as emissões dos Escopos I e II de todo o grupo e em 2021, assinou o Business Ambition for 1,5ºC, compromisso do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), composto por empresas do mundo inteiro que se comprometeram a implementar ações para reduzir suas emissões de Gases de Efeito Estufa e limitar o Aquecimento Global a 1,5ºC. 

O Grupo conta também com uma série de iniciativas de economia circular, utilizando a TROC, brechó que foi adquirido em 2021, como braço para trazer o second hand para dentro da operação de suas marcas. Atualmente, a Arezzo&Co possui também 20 pontos de coleta de logística reversa pós-consumo espalhados por algumas lojas de suas marcas. Ainda neste pilar, o Grupo tem utilizado sua marca sustentável – a Alme – como um laboratório de inovação para realizar e validar testes de iniciativas sustentáveis que possam ser expandidas e aplicadas às demais marcas do conglomerado. 

"O Selo B é mais um reconhecimento relevante de todo o trabalho que estamos desenvolvendo dentro dos pilares de ESG, fruto de uma estratégia sólida e de práticas consistentes da nossa companhia. Sabemos que ainda há uma extensa jornada pela frente, mas estamos empenhados e comprometidos em atingir nossas metas, sempre olhando para o futuro da moda e do Brasil", explica Alexandre Birman, CEO/CCO da Arezzo&Co. 

No pilar de pessoas empoderadas, o grupo desenhou uma estratégia robusta de Diversidade e Inclusão que tem como base a sensibilização da liderança e todo o time, com ações afirmativas e estabelecimento de metas. Atualmente, na liderança do Grupo, mais de 50% dos cargos de diretoria, supervisão, coordenação e gerência são ocupados por mulheres, que também representam 60% do quadro de colaboradores da Arezzo&Co. 

O Grupo – que assinou o Pacto pela Igualdade Racial da ONU em 2022 – também está realizando uma consultoria em diversidade e inclusão com a Patrícia Lima que contemplará formações para todo o time, definição de metas e cartilha para todas as lojas. Além disso, a Arezzo&Co oferecerá um programa afirmativo de bolsas de estudos com o time interno que será destinado para pessoas negras. 

Este pilar contemplou, ainda, um treinamento com 100% da força de vendas do varejo, incluindo franquias, em tópicos relacionados à diversidade, assim como toda a liderança, conselho e diretoria da empresa. A Arezzo&Co desenvolveu, também, um programa de estágio afirmativo, chamado Protagonizza, para pretos e pardos, no Rio Grande do Sul e em São Paulo. 

Para reforçar ainda mais a governança nos temas sociais e ambientais, a Arezzo&Co conta com um Comitê de sustentabilidade com membros independentes do conselho, além de ter implementado uma política de remuneração variável de executivos C-level atrelada à metas de sustentabilidade (emissões, rastreabilidade, diversidade e certificação socioambiental da cadeia). 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.