Anualmente, cerca de 34% da produção mundial de alimentos é desperdiçada. Apenas no Brasil, 27 milhões de toneladas não são aproveitadas em um ano. Pensando em valores monetários, U$ 4 bilhões de dólares são perdidos por causa de produtos vencidos ou maturados.
A perda média nos supermercados brasileiros é de 2% do faturamento, enquanto o lucro líquido fica perto deste mesmo valor. De olho nesse desequilíbrio, os comércios estão buscando alternativas que os permitam diminuir o desperdício, além de contribuir para uma causa social e ambiental importantes. Como maneira de solucionar este problema, a b4waste conecta varejistas com alimentos e outros produtos próximos à validade ao consumidor final interessado em comprá-los pela metade do preço.
Nossa ideia é transformar "lixo" em receita adicional, sem risco ou qualquer tipo de investimento para os varejistas.
Com mais de 70 estabelecimentos em seu catálogo, entre mercados, lojas, restaurantes, padarias e cafés, o usuário consegue visualizar todas as opções disponíveis no app e fazer seu pedido com descontos que podem chegar a 50% do valor original do produto. Além da opção de retirar o pedido no local de compra, o consumidor também pode receber os itens em casa.
As empresas que estão cadastradas no aplicativo da b4, pagam ao marketplace 20% do valor de cada produto transacionado pela plataforma. A alta recorrência de compras no aplicativo – média de 4 compras mensais por cliente – mostra que os consumidores têm adotado a plataforma como um novo hábito de consumo. Hoje, a b4waste possui mais de 35 mil clientes cadastrados, encontrando ofertas diárias nas mais de 100 lojas parceiras. Até o momento, a plataforma já trouxe mais de R$2 milhões em economia para os consumidores.
Luciano Kleiman, um dos fundadores da b4waste.