A Safira Solar firmou parceria com a operadora Oi, através da Oi Energia, para fornecer energia solar gerada por suas usinas e realizar toda a gestão energética e de créditos junto à distribuidora Cemig para a base de clientes da empresa de telecomunicações.
A parceria consolida ainda mais o serviço de energia limpa fotovoltaica por assinatura da Safira Solar e marca um novo modelo de negócios da empresa, que possui uma plataforma digital comercial e de gerenciamento de usinas utilizada para as próprias plantas de geração, mas que também pode ser usada como uma plataforma para gerenciar usinas e clientes de terceiros.
"Firmarmos a parceria após uma prova de conceito muito bem-sucedida com mais de 100 funcionários da Oi, que assinaram o serviço da Safira Solar e puderam se beneficiar do desconto na conta de luz por meio da Geração Distribuída. A versatilidade da nossa plataforma e a gestão energética completa que proporcionamos foram essenciais para concretizar a parceria", conta Vinicius Marini Ferreira, CEO da Safira Solar.
Essa parceria, e o fato de que mais 2,5 MWp em Rio do Prado (MG) serão adicionados em dezembro à capacidade instalada da Safira Solar em Minas Gerais, abrem a perspectiva de que a empresa dobre, até o final deste ano, o número atual de 3 mil clientes residenciais e comerciais. "E a projeção de 2023 é atendermos mais de 20 mil clientes", destaca Marini Ferreira.
Além dos 2,5 MWp que entrarão em operação em Rio do Prado, a Safira Solar possui outros 5 MWp a serem conectados até o fim do primeiro semestre de 2023, no mesmo município. Estes 7,5MWp irão expandir significativamente a capacidade instalada da Safira Solar, que atualmente possui quase 6 MWp em energia conectadas ao SIN (Sistema Interligado Nacional), gerados em Montes Claros e em Porteirinha, também municípios mineiros.
A Safira Solar gera energia a partir de fonte fotovoltaica, limpa e renovável, que é oferecida aos consumidores de Minas Gerais por meio de um aplicativo, em modelo similar ao de outros serviços digitais. Proporciona um desconto permanente — entre 10% e 15%, conforme o plano escolhido –, em comparação ao valor que é pago para a concessionária local, com a vantagem adicional de não ser preciso investir em qualquer tipo de equipamento para utilizar a energia solar.
Além de representar vantagens pelo consumo de uma energia limpa e renovável aos consumidores finais residenciais e comerciais, a geração solar também traz impactos positivos para desonerar o sistema elétrico como um todo. A Geração Distribuída solar fotovoltaica cresce exponencialmente no Brasil, e é um exemplo do protagonismo do consumidor, indo ao encontro da abertura do Mercado Livre de energia e da modernização do setor, apoiadas cada vez mais na digitalização.