A Ourofino Agrociência, empresa brasileira de defensivos agrícolas, concluiu a migração do seu sistema de gestão do SAP ECC para o SAP S/4HANA por meio da oferta RISE with SAP, em um projeto com a consultoria Delaware iniciado em 2021. O projeto fez parte de uma separação dos negócios da companhia de origem, a Ourofino Saúde Animal, que também realiza a gestão com sistemas SAP.
A companhia precisava renovar seu parque de infraestrutura quando foi feita a implementação do SAP S/4HANA, e o processo começou no segundo semestre de 2021. A empresa viu na solução da SAP novas possibilidades de gestão do negócio, com o uso de recursos avançados de análise de dados, inteligência artificial e aprendizado de máquina. Com um investimento pensado para o longo prazo, a Ourofino Agrociência e a Ourofino Saúde Animal criaram duas nuvens separadas para a administração dos dados de cada empresa.
Um dos principais desafios no processo foi o treinamento de pessoal para o uso da nova ferramenta, especialmente na parte de crédito, pois a empresa decidiu levar todos os dados e customizações realizadas anteriormente para a nova plataforma. Os resultados apareceram logo após o início da migração, com mais agilidade nos processos e melhor gestão dos negócios. Para a empresa, os benefícios da aplicação do SAP S/4HANA são a alta disponibilidade, confidencialidade, performance e integridade dos dados.
"Um dos pontos mais positivos em todo esse processo foi que apesar dos ajustes necessários em uma mudança de tecnologia deste tamanho, nós não tivemos em nenhum momento a interrupção da operação nas duas empresas", afirma Bruno Maniglia, CIO da Ourofino Agrociência.
"O agronegócio é uma indústria de extrema relevância para a SAP. O projeto da Ourofino foi desafiador, pela escala e complexidade, mas estamos felizes em contribuir para sustentar seu crescimento futuro!", conclui Rodrigo Susaki, vice-presidente de RISE with SAP e S/4HANA da SAP Brasil.
A Ourofino Saúde Animal também está utilizando o RISE with SAP, por meio do SAP S/4HANA e do SAP Business Technology Platform (SAP BTP). No segundo semestre, a empresa irá implantar e homologar os primeiros aplicativos criados na nova plataforma.
Com um sólido plano de inovação e crescimento em andamento, a companhia aprimorou a sua governança com o uso das soluções e ganhou mais independência. A ideia, a partir de agora, é utilizar as capacidades de inteligência artificial do novo sistema para incrementar os níveis de automação.