Melhorias da Competitividade das Empresas de Software é um dos temas em debate da 11ª edição do I DO, evento que o Instituto de Tecnologia do Software (ITS) promove de 13 a 15 de dezembro, em São Paulo.
Outro ponto será um balanço dos dois anos do MPS.BR, uma iniciativa brasileira coordenada pela Softex que tem por objetivo a Melhoria de Processo do Software Brasileiro, principalmente das pequenas e médias empresas.
Para participam do evento Eraróstenes Araújo, coordenador de capacitação Associação para Promoção da Excelência de Software Brasileiro; Kival Weber, consultor da Softex; José Eduardo de Luca, coordenador do GeNESS (Agente Softex de Florianópolis) e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e Claudia Pavani, consultora da P&D Consultores Associados.
?Acabamos de concluir as etapas de concepção, desenvolvimento e capacitação. Agora, o grande desafio é a implementação e a avaliação do MPS.BR em um número significativo de organizações, públicas e privadas, em todas as regiões do país?, explica Eraróstenes Araújo, coordenador da Softex, acrescentando que o MPS.BR oferece uma série de vantagens às empresas nacionais: tem custo acessível, segue modelos e normas internacionais, além de ter linha exclusiva de financiamento e ser adequado à realidade brasileira.
?Até o final de 2006, nossa meta é ter o MPS.BR implementado em 120 empresas de todo o Brasil. No ano que vem, iniciaremos o processo de disseminação da metodologia na América Latina?, complementa o executivo.
O evento abordará, ainda, o trabalho que vem sendo realizado pela entidade, em parceria com o Banco Internacional de Desenvolvimento (BID), para a capacitação de profissionais especializados na internacionalização e na localização de serviços de software para empresas interessadas em comercializar suas soluções no exterior.