Mesmo com a forte volatilidade do dólar, a HP Brasil
decidiu que não aplicará reajustes este mês na linha de servidores ProLiant, mantendo os preços praticados em novembro até o dia 8 de janeiro de 2009.
O ProLiant ML110, por exemplo, com o sistema operacional Windows Server, continua a ser comercializado até esta data por R$ 2499,00.
A estratégia da fabricante é manter as vendas aquecidas, principalmente no segmento de pequenas e médias empresas, o qual representa grande parte do seu faturamento no segmento de servidores.
"Em um momento de incertezas e alta volatilidade do dólar, o que afeta diretamente os fabricantes no segmento de tecnologia, a HP reafirma seu compromisso com o mercado brasileiro, mantendo os preços do mês passado", explica Alexandre Lacerda, gerente de marketing do Grupo de Soluções de Tecnologia da HP.
A tática de diminuir as margens para manter as vendas aquecidas e conquistar novos clientes está atrelada à boa posição de caixa da HP e, como frisou recentemente o presidente da empresa, Mario Anseloni, durante encontro com a imprensa, ao fato da HP atuar em diversas áreas, o que lhe permite segurar as margens de um produto para manter o crescimento. "Atuar em diversas áreas é a fortaleza da HP", comentou Anseloni.
De acordo com analistas, essa tende a ser uma vantagem competitiva da HP em relação a seus concorrentes na conquista de clientes. Vale ressaltar que o segmento de pequenas e médias empresas impulsionou um forte crescimento no mercado de servidores este ano. Segundo dados do IDC, no terceiro trimestre, a HP registrou um incremento de 63% nas vendas de servidores dessa categoria em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a 34,2% de participação de mercado nesse segmento.
- Estratégia de vendas