A Softex, entidade que promove o software nacional do exterior anunciou nesta terça-feira, 9, em Porto Alegre, o lançamento do Programa de Associativismo Empresarial, criado com o propósito de difundir e apoiar a realização de fusões, aquisições, joint ventures e consórcios entre empresas no setor de TI.
O projeto, que conta com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), é voltado a empresas desenvolvedoras de software e prestadoras de serviços de TI, consultorias e consultores em programas associativos, universidades, centros de pesquisa e associações empresariais.
A Softex já antecipou que o programa terá continuidade em 2009 e será realizado em outras nove cidades brasileiras: Curitiba, Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Recife, Brasília.
"Essas estratégias associativas proporcionam às empresas não só a penetração de forma mais acelerada em novos mercados, como a consolidação do market share em nível global, a obtenção de sinergias de natureza tecnológica, financeira, mercadológica e organizacional, além de gerar a possibilidade de maiores ganhos e vantagens competitivas", analisou José Antônio Antonioni, diretor de qualidade e competitividade da Softex.
Segundo ele, o esforço da Softex é no sentido de prover a indústria brasileira de TI tanto de informação como de métodos mais eficientes e adequados à realização de parcerias e alianças entre as empresas de software e serviços correlatos. Ele acrescentou que em sua fase seguinte o programa implementará essas estratégias associativas em cinco grupos de companhias de diferentes regiões do país.
- Incentivo à consolidação