Ex-executivos da Datasul criam empresa especializada em SaaS

0

Após vários anos como executivos da Datasul, Jorge Steffens, Paulo Sérgio Caputo e Giovani Amaral queriam aproveitar a experiência acumulada para dar início a um negócio próprio. Bastante familiarizados com o portfólio da empresa catarinense, a estratégia escolhida por eles para viabilizar a empreitada foi adquirir a solução Sofit 4 Transport, desenvolvida pela Datasul antes de ser comprada pela Totvs em 2008, na qual viram uma ótima oportunidade de mercado. Com um investimento de R$ 400 mil na aquisição do sistema, eles criaram a Sofit Software e resolveram direcionar a atuação no mercado exclusivamente na modalidade de software como serviço (SaaS).
O CEO da Sofit, Giovani da Silva Amaral, diz que a empresa já nasce com uma carteira de mais de 20 clientes, herdada com a compra, sendo 18 no Brasil e dois no exterior. O executivo conta que a escolha do Sofit 4 Transport se deu em razão de o controle de frotas corporativas de veículos ser feito hoje, em sua grande maioria, pelos sistemas de gestão integrada (ERP), que, segundo ele, apesar de oferecerem essa funcionalidade, não conseguem fazer um gerenciamento completo. "Essa funcionalidade dos ERPs disponíveis no mercado não tem a profundidade necessária, já que fazem apenas o controle básico. E vimos nisso uma ótima oportunidade para o produto", afirma o executivo, ao explicar que o sistema entra como um complemento aos ERPs, oferecendo recursos avançados de controle e monitoramento dos principais indicadores de uso, como consumo de combustível e pneus e manutenções, entre outros.
Aposta no SaaS
O CEO da empresa adianta que a ideia é ampliar o escopo de abrangência do Soft 4 Transport. Além do mercado corporativo – frotas privadas e transportadoras, por exemplo –, o produto em breve deve abranger também pessoas físicas, como transportadores autônomos. De acordo com Amaral, o sistema de controle de frotas é o primeiro de uma série de soluções SaaS que a empresa deve colocar no mercado brasileiro e latino-americano daqui para frente. "Já estamos trabalhando para lançar no mercado novos softwares SaaS, sempre com foco em soluções especializadas complementares aos principais ERPs", afirma ele, adiantando que a primeira delas será destinada ao segmentado de assistência técnica, com foco em bens de capital e bens de consumo duráveis. "O Sofit 4 Field Service será lançado no início de 2011 e já temos outros produtos em estudo", diz Amaral.
O executivo não vê nenhum problema em trabalhar com a oferta de produtos exclusivamente na modalidade de SaaS. Ao contrário, ele acha que isso, na realidade, representa um importante diferencial competitivo. O foco exclusivo da Sofit em SaaS também obedeceu a uma decisão estratégica, explica Amaral. "Como somos uma empresa nova, avaliamos que teríamos enormes dificuldades para trabalhar com um canal de vendas tradicional e também para transformá-lo num distribuidor SaaS, já que seu negócio é a venda licença de uso. Então, optamos por iniciar a operação trabalhando com canais que já atuam com essa modalidade de venda de software", diz.
Amaral não revela a meta de receita para o primeiro ano de atividades da empresa, mas adianta que a expectativa é atingir uma taxa de crescimento anual composto (CAGR) de mais 50% nos próximos cinco anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.