MDIC oficializa sistema de registros de exportações on-line

0

O novo módulo comercial do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), denominado Siscomex Exportação Web (Novoex), foi lançado oficialmente nesta quinta-feira, 9, pelo Ministério do Desenvolvido, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Segundo o secretário de Comércio Exterior, Weber Barral, o sistema vai permitir às empresas uma maior agilidade nos registros de exportação. "O sistema atual já tem 17 anos e há uma série de aplicativos que não são executáveis no sistema antigo. Não podemos aumentar o número de informações, não podemos fazer confluência entre esse sistema e outros, por exemplo", explicou.
Barral disse ainda que na nova plataforma há maiores facilidades de acesso. "Antigamente era necessário a empresa ter um servidor direcionado para o sistema, o que hoje não é mais necessário. Hoje de um telefone celular será possível acessar o [novo] sistema", informou. Ele disse ainda que o sistema tem mais vantagens como a memória de dados, totalização on-line de valores e quantidades informadas pelo exportador com críticas para valores incompatíveis.
O novo sistema já está no ar desde 17 de novembro em fase de testes, e já tem mais de 11 mil registros de exportação feitos, sendo que desses pouco mais de 4 mil já foram aceitos. Até o fim do ano, os dois sistemas devem ficar em funcionamento para que o usuário se acostume com o Novoex e para que, caso seja necessário fazer alguma adaptação, que seja feita antes de o sistema entrar no ar em definitivo.
O sistema foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e está sendo feito de maneira compatível ao sistema da Receita Federal e também ao do Porto sem Papel. As informações são da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.