Ninguém discute que ter indicadores confiáveis para medir o desempenho da produção é fundamental para garantir o aumento da produtividade e principalmente entregar corretamente o que está sendo produzido. Para que isso aconteça é necessário fazer um planejamento tanto do que será produzido como de quais indicadores serão necessários para gerenciar a produção.
Um levantamento sobre as empresas brasileiras mostrou que 98,0% delas apresentam um problema crônico na execução dos planejamentos. Muitas delas elaboram um bom planejamento, porém com a pressa em executar e obter resultados acabam pecando, os principais erros estão em monitorar e controlar a produção.
Para conseguir implementar as ferramentas que irão fornecer os indicadores corretos para a produção, é fundamental após a conclusão e aprovação do planejamento a realização do treinamento com todos os envolvidos para que cada um saiba exatamente o que fazer e como fazer.
Pode parecer trivial, mas é fundamental o estabelecimento dos objetivos a serem alcançados com a apuração dos indicadores. Os objetivos têm como intuito também, ser um medidor para a exigência da excelência individual, pois não é possível realizar quaisquer cobranças a quem quer que seja se não houver um alvo a ser atingido.
Sabendo-se onde se deseja chegar fica mais fácil elaborar os indicadores de controle e desempenho, pois estes irão medir o desempenho da equipe, bem como, se o que foi planejado foi executado e se os objetivos determinados foram cumpridos.
A excelência na produção só será alcançada com a correta avaliação dos resultados, pois é na apuração e avaliação dos resultados que será possível medir e avaliar como a produção está se comportando.
O resultado da implantação de um planejamento bem executado será conduzido por seus objetivos, e controlados pelos Indicadores de controle e desempenho, estes que serão analisados, e as respectivas ações para os problemas que porventura possam surgir.
Para finalizar a avaliação dos resultados dos produtos da produção mostrará se todas as etapas que foram planejadas, todos os treinamentos realizados, a estratégia traçada, a execução, os objetivos, os indicadores e a avaliação de desempenho foram desempenhadas com sucesso e sucesso entendesse como entrega correta dos produtos e lucratividade para a empresa.
Alberto Parada, co-fundador do Descomplicado Carreiras (Sistema de orientação de carreira), Colunista e Palestrante especializado em carreiras, atua há mais de 25 anos como executivo no mercado de tecnologia em empresas como: Sênior, IBM, Capgemini, Fidelity, Banespa, e mais de 12 anos como Professor Universitário no Lassu-USP FAAP e FIAP. Formação em administração de empresas e análise de sistemas, com especialização em gerenciamento de projetos e mestrando em Gestão de Negócios pela FIA, voluntário no HEFC hospital de retaguarda para portadores de Câncer.