Gartner aponta tendências para a área de Infraestrutura e Operações

0

O Gartner anunciou seis tendências para as quais os líderes de Infraestrutura e Operações (I&O) devem começar a se preparar nos próximos 12 a 18 meses. No geral, é esperado que eles forneçam um serviço mais adaptável e resiliente de qualquer lugar – e para uma força de trabalho cada vez mais distribuída. Isso está pressionando as áreas de Infraestrutura e Operações a tomarem medidas que vincularão suas decisões mais de perto aos requisitos de negócios, um tema que permeia as tendências deste ano.  

Segundo o Gartner, as principais tendências que impactam as atividades de Infraestrutura e Operações em 2022 serão:    

Infraestrutura Just-In-Time 

A velocidade com que a infraestrutura pode ser implantada está se tornando tão importante quanto colocar a infraestrutura certa no lugar certo – colocation, data center, Edge Computing e muito mais. Essa é a ideia por trás da infraestrutura just-in-time. Emprestado do termo "fabricação just-in-time", essa tendência reduz os tempos de implantação de infraestrutura, bem como estimula a capacidade de resposta da empresa às necessidades de negócios e operações em qualquer lugar. O Gartner alerta que esse será um fator de diferenciação quando as empresas comparam e negociam com os fornecedores de serviços no futuro.  

Nativos digitais 

Empresas nativas digitais são aquelas que tornaram nuvens públicas e outros recursos digitais como parte de seus modelos de negócio desde o princípio, como os aplicativos de compartilhamento de caronas ou serviços digitais para a entrega de alimentos. Essas companhias combinam diferentes abordagens de receita para monetizar ativos digitais, para ganhar novos clientes e aumentar a participação no mercado e só se tornaram mais comuns desde o início da pandemia. 

Para o Gartner, há uma oportunidade para as organizações tradicionais de Infraestrutura e Operações alavancarem suas contrapartes nativas digitais que prosperaram durante a pandemia para também produzirem ofertas altamente ágeis, inovadoras e competitivas ou se juntarem àquelas que podem. Até 2025, 70% dos líderes de I&O que ignoram a inovação serão marginalizados apenas para o suporte do sistema legado.  

Confluência de gerenciamento 

Essa tendência reflete a necessidade de que o número crescente de ferramentas de gerenciamento e monitoramento de serviços de TI sejam reunidas em uma ferramenta única e abrangente. Tal integração é imprescindível na adoção de tecnologias. De acordo com a Pesquisa de CIO e Líderes Executivos da área de Tecnologia do Gartner de 2022, 58% das empresas de alta composição desenvolvem recursos de integração para dados, análises e aplicações. 

Proliferação de dados 

Os dados continuarão a se multiplicar em variedade, velocidade e volume. À medida que as empresas continuam a expandir seus esforços de coleta e retenção de registros, a área de Infraestrutura e Operações se tornará ainda mais fundamental para orientar as políticas em torno do processamento, retenção e requisitos legais dos dados da empresa. 

Visão de negócios 

Os líderes de I&O estão orientando suas funções por meio de um ambiente de tecnologia distribuído e em rápida mudança, que é ameaçado pela lacuna de talentos de TI e que exige novas habilidades. De acordo com uma recente pesquisa do Gartner, 64% dos líderes de Infraestrutura e Operações apontam a insuficiência de habilidades e recursos, sobretudo de visão de negócios, como um de seus maiores desafios no ano passado. 

Como a área de Infraestrutura e Operações está sendo demandada para fornecer mais capacidade empresarial, as organizações estão procurando por profissionais com experiência em negócios, em vez de diplomas estritamente técnicos. O Gartner espera que até 2025, os CIOs preencherão 65% dos cargos de liderança de Infraestrutura e Operações com pessoas que não têm apenas experiência técnica.  

Planos de carreira e focos em novas habilidades 

Semelhante à tendência de visão de negócios, a área de I&O está se afastando de caminhos de carreira de domínio único impulsionados por cargas de trabalho e habilidades técnicas legadas. Na verdade, 29% das habilidades técnicas de um anúncio médio de emprego de I&O em 2018 não serão necessárias em 2022, de acordo com dados do Gartner Talent Neuron. 

Em vez disso, as equipes de Infraestrutura e Operações estão se movendo lateralmente em uma rede baseada em competências que considera habilidades mais suaves e enfatiza tanto a agilidade de aprendizado quanto a experiência em vários domínios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.