Gartner identifica três grandes avanços na IA Generativa para moldar o consumo

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O progresso da Inteligência Artificial Generativa (GenAI) está prestes a impactar a função de compras (procurement) por meio de avanços em três áreas, de acordo com o Gartner, Inc. Raciocínio agêntico (agentic reasoning), multimodalidade e agentes de IA são os avanços que redefinirão a operação de compras e impactarão significativamente as agendas dos CPOs (Chief Procurement Officers).

"O agentic reasoning, a multimodalidade e os agentes de IA estão chegando às compras. Esses avanços levarão as compras para uma era em que a distância entre ideias, insights e ações será reduzida rapidamente", diz Ryan Polk, Analista Diretor Sênior do Gartner. "Líderes de compras que construírem sua base agora, com foco em qualidade de dados, privacidade e gestão de riscos, têm o potencial de alcançar novos níveis de produtividade e valor estratégico com a tecnologia."

De acordo com uma pesquisa do Gartner realizada em julho de 2024, com 258 participantes globais, 72% dos líderes de compras estão priorizando a integração da GenAI em suas estratégias. Isso destaca o reconhecimento de seu potencial para impulsionar melhorias significativas em eficiência e eficácia, além de diversos casos de uso viáveis, incluindo a melhoria do processo de gestão de contratos.

Os três avanços em GenAI que impactarão as compras incluem:

Agentic Reasoning: O agentic reasoning em GenAI permite processos de tomada de decisão avançados que imitam a cognição humana. Essa capacidade permitirá que as funções de compras aproveitem a GenAI para analisar cenários complexos e tomar decisões informadas com mais precisão e velocidade.

Multimodalidade: A multimodalidade se refere à capacidade da GenAI de processar e integrar várias formas de dados, como texto, imagens e áudio. Isso tornará a GenAI mais intuitivamente consumível aos usuários e aprimorará a capacidade de compras de reunir e analisar diversas fontes de informação, levando a insights mais completos e estratégias mais bem fundamentadas.

Agentes de Inteligência Artificial: Agentes de Inteligência Artificial (IA) são sistemas autônomos que podem realizar tarefas e tomar decisões em nome de operadores humanos. Nas compras, esses agentes automatizarão tarefas e atividades, liberando recursos humanos para se concentrar em iniciativas estratégicas, resolução de problemas complexos e casos excepcionais.

À medida que os agentes de IA se tornarem mais integrados à tecnologia de compras, eles irão mudar o papel dos profissionais de compras para decisões estratégicas, gestão de relacionamentos com stakeholders e inovação.

A pesquisa do Gartner fornece três recomendações iniciais para os CPOs maximizarem o valor da GenAI nas compras:

– Reforçar a governança de dados: Modelos de IA exigem grandes volumes de dados para treinamento, incluindo sobre processos de compras além das métricas básicas de desempenho, para serem eficazes. Assegure que dados reais de compras, provenientes de fontes internas e externas, sejam coletados, analisados e mantidos em formato estruturado para garantir a sua qualidade. Padronize e documente os modelos de tomada de decisão para fluxos de valor de compras e invista em mineração de processos para descobrir e utilizar os "dados obscuros" de compras para um treinamento mais completo de IA.

– Desenvolver e incorporar padrões de privacidade em contratos: Trabalhe com líderes de conformidade e jurídicos para entender os riscos de privacidade de dados da IA e elaborar proteções organizacionais. Desenvolva e implemente políticas de direitos de dados de IA junto aos principais fornecedores. Incorpore padrões de privacidade de dados como critérios principais na avaliação de fornecedores.

– Aumentar os limites de compras: No futuro, os compradores automatizados (machine buyers) se tornarão comuns, absorvendo uma parte significativa das atividades tradicionais de fornecimento e compras. As equipes de compras se tornarão menores e serão implementadas apenas para gerenciar as atividades de fornecimento mais estratégicas, gerenciar exceções e casos excepcionais, ou orientar os stakeholders de negócios (ou bots de IA) sobre como realizar suas próprias compras.

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