CIEE-SP implanta rede convergente e unifica call centers

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Com a entrada em funcionamento de um novo prédio e a necessidade de interligar a comunicação com a sede ? ambos em São Paulo ?, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), ONG sem fins lucrativos que promove a inclusão de estudantes no mercado de trabalho, decidiu implantar uma rede convergente, com diversas soluções de voz, dados e link wireless, para melhorar sua infra-estrutura e atender de maneira mais eficaz os estudantes, as empresas e as escolas.

Segundo o superintendente de tecnologia e logística do CIEE, Eduardo Sakemi, o projeto trouxe diversos benefícios, entre eles o aumento de 40% na produtividade dos funcionários, além de maior eficiência, facilidade de uso dos equipamentos e estabilidade da aplicação.

O projeto foi implantado pela integradora de soluções Olitel Telecom, no qual foram utilizadas soluções de dados da 3Com com switches Layer 3 em toda a rede, 450 ramais IP da Avaya e um link de rádio Canopy, da Motorola, para integrar os dois prédios da entidade, instalados na capital paulista, com uma rede sem fio. Além disso, foi implantado ainda o sistema de discagem ativa Smart Call Agent da Avaya, um discador preditivo que prevê quanto tempo o operador levará para fazer o atendimento e, antes de finalizar a ligação, já realiza outras ligações.

Outra ferramenta utilizada foi a Unidade de Resposta Audível (URA), que permite ao estudante obter, via telefone e mediante uma senha de acesso, informações sobre vagas, sem ter de falar com o atendente. ?A unidade de resposta audível (URA), por exemplo, garantiu uma economia de 10 posições de atendimento, permitindo aos operadores atenderem 50 mil ligações por mês para prestar informações?, afirma Sakemi.

A opção pela Olitel para executar esse trabalho, conforme explica o gerente da divisão Networking da Olitel, Marcos Silva, é fruto da parceria que mantém com a entidade desde 1997. Há cinco anos, a Olitel realizou um primeiro projeto na ONG com a implantação do call center, que hoje funciona com tecnologia IP. Já o segundo trabalho ? o projeto de rede convergente ? teve início em fevereiro de 2005 e levou oito meses para ser totalmente implantado. O projeto permitiu a conexão da central do Call Center com tecnologia IP, localizada no na sede da entidade, com os ramais instalados o Espaço Sociocultural ? Teatro CIEE. Para evitar o custo fixo mensal do uso de um link da operadora de telefonia, optou-se pela rede wireless para fazer a comunicação das duas unidades. O trabalho incluiu ainda a implantação da parte de comunicação corporativa da entidade no novo prédio e o fornecimento de switch de rede, o que tornou a sede totalmente high tech.

O principal ganho com o investimento na rede convergente, de acordo com Sakemi, foi a integração não só entre os dois prédios, mas entre os mais de 450 funcionários que atuam nas duas unidades. ?Hoje, um colaborador que está em qualquer um dos prédios se comunica com todos os sistemas de dados e voz como se estivesse no mesmo local físico. Isso facilita o trabalho comunicativo e a colaboração entre toda a equipe?, esclarece.

Com mais de 1,3 mil colaboradores, o CIEE atua em todo o território nacional, administra quase 270 mil estágios e possui mais de 1 milhão de estudantes cadastrados, aguardando oportunidades. Além disso, promove programas de desenvolvimento estudantil que capacitam alunos de escolas de nível superior tecnológico, técnico e médio para o processo de inserção no mercado de trabalho.

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