Ações antipirataria apreendem mais de 2,2 milhões CDs de software em 2007

0

As ações de combate à pirataria realizadas no ano passado resultaram na apreensão de mais de 2,2 milhões de CDs contendo programas ilegais, o representou um aumento de 150% se comparado com o ano anterior, segundo informe conjunto divulgado nesta quinta-feira (10/1) pela Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), a Business Software Alliance (BSA) e a Entertainment Software Association (Esa).

Ao tudo, foram realizadas 718 ações em todo o Brasil, que resultaram também na apreensão de 212 computadores, na retirada do ar de 243 sites que comercializavam softwares piratas, além de 25,7 mil anúncios destinados à divulgação do comércio de produtos ilegais.

Durante o ano, as entidades registraram mais de 20 mil contatos, com denúncias e solicitações de informações contra o comércio ou uso de programas piratas. Como conseqüência, a BSA enviou 2.820 notificações extrajudiciais às companhias infratoras.

Além das operações de busca e apreensão, a Abes lançou, em março, um projeto para conscientizar as empresas sobre o risco do uso de softwares ilegais e promover legalização da base instalada de produtos de computador. Em julho, iniciou as atividades do Projeto Escola, com o objetivo de alertar educadores a respeito dos problemas da pirataria e desenvolver um planejamento de atividades de conscientização para pais e alunos.

Além dessas ações, a entidade firmou parceria com a Associação Anti-Pirataria Cinema e Música (APCM) para redobrar a fiscalização nas regiões Centro-Oeste, Sul e Nordeste do país e, para complementar, deu continuidade ao treinamento de capacitação em antipirataria, iniciativa realizada com o apoio do Ministério da Justiça, por meio do Conselho Nacional de Combate a Pirataria (CNCP), e que passou por dez cidades treinando cerca de 1,1 mil agentes.

?Todas estas ações tiveram como objetivo orientar a população, além de pequenos e médios empresários, quanto aos riscos e prejuízos causados pela pirataria. Percebemos um aumento significativo no número de denúncias comparando-se ao ano anterior, o que reflete o aumento da conscientização da população e dos meios de comunicação quanto aos males causados pela prática ilegal de pirataria de software?, conta Emílio Munaro, coordenador do Grupo de Trabalho Antipirataria da Abes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.