Até o próximo dia 21, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, irá receber projetos para a formação e capacitação de pesquisadores destinados ao Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T).
As propostas podem ser encaminhadas por instituições de ensino superior que tenham em seus programas de pós-graduação áreas de concentração ou linhas de pesquisa dirigidas à TV digital. Também podem concorrer instituições que apresentem projeto de implantação dessas linhas de pesquisa.
O diretor de programas da Capes, Emídio Cantídio, afirma que o objetivo é contribuir para a implementação do SBTVD-T no país, já que, como não existem profissionais da área qualificados no Brasil, é necessário um incentivo ao treinamento e a novos estudos. ?Essa área é uma área nova no Brasil. Por isso nós queremos fazer um esforço no sentido de capacitar pessoas e fazer pesquisas por conta da implantação da TV digital no Brasil?, afirmou.
Os recursos para implementação do programa para este ano são de R$ 2,4 milhões. Para os anos seguintes, o dinheiro sairá do orçamento do Plano Plurianual do governo federal. Cada projeto selecionado receberá R$ 420 mil por ano e terá duração máxima de quatro anos para execução orçamentária.
Cantídio afirma ainda que a coordenação não teme corte de recursos para esses projetos nos próximos anos. O governo federal tem anunciado contenção de despesas nos Três Poderes para compensar o fim da arrecadação com a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). ?Nós não cremos que a Capes venha a ter perdas substantivas, ao contrário. Eu acho que nós temos uma previsão, inclusive, de aumento de orçamento até porque o próprio presidente da República, no ano passado, anunciou o aumento do valor das bolsas de mestrado e doutorado a partir de março. Então a nossa previsão não é de cortes e sim de ampliação orçamentária?, ponderou.
Segundo a Capes, a TV digital deve alcançar, até 2009, o total de 34 mil estações implantadas em todo o país.
Os pesquisadores e as universidades que tiverem interesse no programa de capacitação para a TV digital devem encaminhar ficha de inscrição para o endereço da Capes em Brasília. Mais informações no site www.capes.gov.br.
Com informações da Agência Brasil.