Um em cada três projetos de TI não atinge as expectativas das empresas contratantes. Mas, apesar do baixo índice de sucesso, 43% das organizações dizem que seus gerentes de negócios e diretores consideram normais os problemas nesse tipo de projeto, segundo pesquisa encomendada à Dynamic Markets pela Tata Consultancy Services (TCS), braço de tecnologia da informação do grupo indiano Tata. Essa visão, segundo o levantamento, é comum principalmente na Europa (44%) e Ásia-Pacífico (48%).
Os problemas mais comuns citados incluem entrega fora do prazo (62%), problemas de estouro do orçamento (49%) e com a manutenção e custo acima da expectativa (47%). Além disso, 25% das empresas disseram que os usuários relutam em adotar os novos sistemas quando implementados.
Embora os projetos globais de TI tenham fraco desempenho na pesquisa, tais resultados não representam um quadro muito preciso desse negócio. Segundo o estudo, 69% dos entrevistados responderam que a diretoria continuou a fornecer todo o suporte financeiro para esses projetos.
Para a pesquisa foram entrevistados 800 gerentes plenos e seniores de grandes empresas em oito países: Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Índia, Japão, Singapura e Suécia.