A AppsFlyer, especialista em atribuição mobile e análise de dados para aplicativos, prevê que os gastos com publicidade para instalação de aplicativos devem subir 65% de 2018 a 2020, alcançando US$64,1 bilhão.
Ano após ano, essa quantia irá subir em média 34% e gradualmente decrescer ao longo do tempo, porém se manterá robusta neste período. Custo de mídia mais alto, juntamente com mais campanhas pagas, mais apps, aumento de uso do mobile, e mais usuários, resultaram em um constante crescimento de investimento em publicidade e irá continuar assim.
De acordo com o levantamento, no maior mercado, a América do Norte, o crescimento de gasto para instalação também será agressivo, dobrando em 2020, atingindo US$12,9 bilhões. O mesmo comportamento deve se repetir nas demais regiões, com um crescimento significativo ano após ano, de 21% nesta região.
Há várias tendências emergentes que levam ao boom de investimento com anúncios para dispositivos móveis e instalações. Destacamos alguns dos mais proeminentes em 2019:
· Jogos: A economia de aplicativos está crescendo rapidamente, principalmente devido a, primeiro, jogos e, em segundo lugar, aplicativos de compras, que compõem aproximadamente 44% de todas as instalações não orgânicas combinadas. Especialmente para jogos, que representam cerca de 40% do total de instalação de aplicativos, há um crescimento particularmente espantoso. Entre 2016 e 2018, a parcela de instalações de jogos não orgânicos cresceu 26%, saltando de 27% para 34%.
· Como um exemplo, dê uma olhada no fenômeno Fortnite, que está dominando completamente os rankings de lojas de aplicativos, downloads e receita. É quase um fenômeno cultural.
· Dispositivos poderosos: Do lado do hardware, estão sendo lançados dispositivos mais novos que permanecem poderosos e oferecem suporte a experiências de jogos mais sofisticadas e imersivas, bem como muito mais acessíveis. Esses dispositivos também oferecem, em média, maior espaço de armazenamento, o que, especialmente nos países em desenvolvimento, significa que não haverá mais um limite sobre o número de aplicativos que se pode ter em um determinado celular.
· Aplicativos de streaming de vídeo e música: essa forma de consumo de conteúdo está crescendo rapidamente, incluindo gigantes como Netflix, HBO, Hulu e Spotify, entre outros. Isso se deve provavelmente a dispositivos mais fortes, pacotes de dados acessíveis e ao surgimento de infra estruturas celulares mais fortes, como 4G e 5G, capazes de suportá-lo com maior flexibilidade e largura de banda.