A recém-criada Associação Open Finance, que representa a estrutura definitiva de governança do Open Finance no Brasil, escolheu nesta quinta-feira, 9, Ana Carla Abrão Costa como sua diretora-presidente.
Segundo a Febraban, "a participação ativa nas discussões decisivas sobre o tema nos últimos 20 anos dá a Ana Carla a expertise para conduzir uma das maiores revoluções no setor financeiro brasileiro. O Open Finance promove maior transparência, inclusão, personalização dos serviços, amplia a concorrência e fomenta a inovação, tornando o setor mais ágil e alinhado às demandas do mundo moderno".
Com passagens por instituições de renome como Tendências, Oliver Wyman e Itaú, Ana Carla agrega ao seu histórico sólida experiência no setor público, incluindo atuações no Banco Central do Brasil e na Fazenda do estado de Goiás. Recentemente, ocupou o cargo de vice-presidente de novos negócios na B3.
A Estrutura de Governança é um grupo responsável pelo processo de implementação do Sistema Financeiro Aberto no País formado nos termos que rege a Circular 4.032 de 23/06/2020.
Reúne as entidades de classe mais representativas das instituições que compartilharão dados e serviços no escopo do Open Finance. Ele contempla, em sua composição, três níveis: Conselho Deliberativo, Secretariado e Grupo Técnico. Nesse formato, há 11 assentos, representados por associações que reúnem desde grandes bancos a Instituições de Pagamento (IPs) independentes