A Honeywell e a NXP Semiconductors N.V. anunciaram, na CES 2025, em Las Vegas, nos Estados Unidos, a ampliação da parceria para ajudar a acelerar o desenvolvimento de produtos para o setor de aviação, contribuindo para traçar o caminho para o voo autônomo.
Isso se baseia no relacionamento existente entre as empresas, anunciado na edição passada do evento, para otimizar o uso dos sistemas de gerenciamento de edifícios para detectar e controlar, com segurança, o consumo de energia dos edifícios.
A colaboração inovadora em aviação combinará a profunda experiência aeroespacial da Honeywell, os recursos comprovados da aviônica Honeywell Anthem e a arquitetura de computação de alto desempenho da NXP, permitindo tecnologia aeroespacial orientada por IA que ajuda a melhorar a eficiência operacional para planejar e gerenciar voos. O trabalho também dará suporte a transições mais rápidas para novos chipsets e tecnologias.
As empresas se unirão para avançar o uso de telas para cockpits de última geração, maiores, mais finas e de alta resolução, projetadas para melhorar a clareza visual e a eficiência do sistema. Além disso, a parceria vai explorar como simplificar e agilizar migrações para tecnologias aviônicas mais recentes, bem como estender os ciclos de vida de tecnologias críticas de aviação, ajudando a fornecer valor de longo prazo para fabricantes e operadores de aeronaves.
"Nossa expertise em domínio industrial combinada com a melhor tecnologia da NXP é um poderoso acelerador para líderes industriais no caminho para a autonomia", disse Vimal Kapur, presidente e CEO da Honeywell. "Trabalhando juntos, estamos desenvolvendo soluções e serviços diferenciados que moldam o futuro da automação, gerando resultados significativos para os clientes e alimentando o crescimento da Honeywell."
A arquitetura baseada em domínio da NXP pavimenta o caminho para a autonomia, apresentando recursos de alta computação, segurança cibernética integrada e segurança funcional, incluindo tecnologia desenvolvida para a indústria automotiva. Agora, ela será adaptada para aplicações de aviação no Honeywell Anthem, o primeiro sistema de cockpit conectado à nuvem do setor. Esta é uma continuação da cocriação entre as duas empresas, que inclui processadores de aplicativos NXP incorporados nos produtos de gerenciamento de edifícios, como segurança e ferramentas anti-incêndio da Honeywell. Olhando para o futuro, as empresas estão expandindo este trabalho para incluir IA e aprendizado de máquina em controladores de edifícios.
Para a indústria aeroespacial, a Honeywell aproveitará uma variedade de processadores NXP, incluindo os processadores de aplicativos i.MX, 8 atualmente aproveitados na plataforma Advanced Control para Edifícios e os processadores de superintegração S32N, fornecendo uma gama de soluções inteligentes de alto desempenho que podem ser adaptadas para as necessidades de várias aeronaves. Com os processadores da NXP, a Honeywell Anthem fornecerá processamento de dados mais rápido para insights baseados em IA em tempo real, aumentando a segurança e otimizando o desempenho tanto no ar quanto no solo.
"Aproximar a aviônica do voo autônomo requer uma combinação única de processamento de alto desempenho e IA, conectividade e segurança avançadas e segurança funcional", disse Kurt Sievers, presidente e CEO da NXP Semiconductors. "O amplo portfólio e a abordagem de soluções de sistemas da NXP nos tornam um parceiro natural para a Honeywell na jornada em direção à criação de aviônica inovadora, inteligente e autônoma que pode sentir, pensar e agir."
Uma das primeiras empresas a adotar os benefícios dessa colaboração é a Vertical Aerospace, líder em aeronaves eVTOL, que atualmente está testando seu protótipo de aeronave pilotada VX4 com Honeywell Anthem.
"Ao cumprir a promessa de mobilidade aérea avançada, aeronaves elétricas como a VX4 representam uma visão ousada para o futuro", disse Stuart Simpson, CEO da Vertical Aerospace. "A Honeywell Anthem já provou ser uma plataforma altamente capaz, e estamos animados para explorar como suas capacidades podem ser ainda mais aprimoradas pela computação avançada da NXP para diminuir as cargas de trabalho dos pilotos e, ao mesmo tempo, aumentar a consciência situacional. Juntos, vemos oportunidades de tornar as viagens mais rápidas, sustentáveis e seguras, apoiando nossa visão compartilhada de transformar a maneira como o mundo se move."