A NVIDIA anuncia o NVIDIA AI Blueprint para assistentes de compras no varejo, um fluxo de trabalho de IA generativa projetado para transformar as experiências de compras online e nas lojas.
O plano — desenvolvido nas plataformas NVIDIA AI Enterprise e NVIDIA Omniverse — ajuda os desenvolvedores a criar assistentes digitais movidos por IA que trabalham ao lado e apoiam os colaboradores humanos. Esses assistentes digitais podem oferecer a expertise do melhor vendedor, estilista ou designer de uma empresa, elevando a satisfação do cliente e a eficiência da força de trabalho.
Utilizando os microserviços NVIDIA NeMo fornecidos no plano, esses assistentes de compras com IA altamente capacitados podem compreender comandos baseados em texto e imagem, buscar múltiplos itens simultaneamente, realizar tarefas complexas como criar um guarda-roupa de viagem e responder perguntas contextuais, como se um produto é à prova d'água.
Os desenvolvedores podem usar a plataforma Omniverse juntamente com uma solução de digitalização espacial para permitir que os agentes de IA apresentem produtos em ambientes virtuais fisicamente precisos. Por exemplo, os clientes que desejam comprar um sofá poderiam visualizar como o móvel ficaria em sua própria sala de estar.
Agentes de IA com capacidades avançadas como essas foram projetados para aprimorar as experiências dos clientes, aumentar as taxas de conversão, reduzir as taxas de devolução de produtos e aumentar o tamanho médio dos pedidos, por meio de sugestões inteligentes e personalizadas de produtos complementares ou upgrades.
"Os agentes de IA podem elevar as experiências de compras, transformando transações impessoais em interações mais inteligentes e agradáveis", diz Azita Martin, vice-presidente de IA para varejo, bens de consumo embalados e restaurantes de serviço rápido na NVIDIA. "Os compradores de todo o mundo querem recomendações de produtos inteligentes, interações personalizadas e tempos de resposta ultrarrápidos. Agentes de IA criados com o NVIDIA AI Blueprint para assistentes de compras no varejo podem oferecer esse tipo de serviço excepcional, sempre disponível, para cada cliente."
Acelerando o desenvolvimento de assistentes de compras com IA no varejo
A SoftServe, uma das principais consultorias de TI para algumas das marcas mais reconhecidas mundialmente, anuncia o SoftServe Gen AI Shopping Assistant, desenvolvido utilizando o blueprint de assistentes de compras da NVIDIA em acesso antecipado.
O assistente pode ajudar a navegar pelos catálogos de produtos, buscar itens e acessar rapidamente informações detalhadas sobre produtos. Um recurso de destaque é a capacidade de "experimentar virtualmente", permitindo que os clientes visualizem como os produtos ficariam neles diretamente através de um chat online, antes de realizar a compra.
"Seja no varejo online, offline ou híbrido, os varejistas enfrentam desafios como hesitação na compra, devoluções caras e a necessidade de experiências personalizadas para os clientes", afirma Ivan Leshko, vice-presidente executivo da SoftServe para a América do Norte. "O NVIDIA AI Blueprint para assistentes de compras no varejo nos permitiu criar uma solução pronta rapidamente, para que nossos clientes do varejo possam usar a IA para manter os consumidores engajados e impulsionar taxas de conversão mais altas."
Impacto empresarial da IA e melhoria na experiência do cliente
Com os assistentes de compras baseados em IA, os varejistas podem oferecer interações mais envolventes com os clientes, 24 horas por dia e em todo o mundo.
O blueprint do assistente de compras da NVIDIA inclui o software NVIDIA AI Enterprise, incluindo os microserviços NVIDIA NIM™ para Meta Llama 3.3 70B e os microserviços NVIDIA NeMo Retriever para incorporação e reclassificação, oferecendo desempenho em IA em escala. Também inclui recursos de segurança NVIDIA NeMo Guardrails, bem como o NVIDIA Omniverse para capacidades de design e visualização.
As principais características do plano incluem:
• Capacidades multimodais e multiconsulta, permitindo que os consumidores usem texto e imagens em suas consultas.
• Integração com grandes modelos de linguagem (LLMs), que trazem capacidades de raciocínio para os assistentes de compras com IA, permitindo interações naturais e semelhantes às humanas. Isso inclui os LLMs NVIDIA Llama Nemotron, anunciados na CES, que estarão disponíveis ainda este ano.
• A capacidade de ingerir dados de texto e imagem do catálogo de produtos dos varejistas para respostas precisas e contextualmente conscientes.
• Proteções que garantem que as conversas dos clientes com o assistente de compras permaneçam seguras e no tópico, protegendo os valores da marca.
• Ferramentas de simulação de última geração que podem ajudar os clientes a visualizar os produtos em seus próprios espaços fisicamente precisos.
O plano do assistente de compras é a mais recente adição a um crescente repositório de NVIDIA AI Blueprints, muitos dos quais foram anunciados na CES. Isso inclui uma nova versão do NVIDIA AI Blueprint para busca e resumo de vídeos, que ajuda os varejistas a construir agentes de IA para análise de vídeos que podem analisar grandes volumes de conteúdo ao vivo e arquivado, melhorando a eficiência operacional e a segurança.
"Com a introdução do NVIDIA AI Blueprint para assistentes de compras no varejo, estamos ajudando as empresas a transformar a experiência de compra, oferecendo aos consumidores interações mais inteligentes e personalizadas. A capacidade de integrar inteligência artificial de forma acessível e eficaz é um marco para o setor, permitindo que os varejistas proporcionem experiências únicas, otimizem seus processos e aumentem as taxas de conversão. Estamos empolgados em ver como essa tecnologia será um diferencial competitivo para o mercado de varejo na América Latina", reforça Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.
Levando assistentes de compras ao varejo globalmente
A rede global de parceiros da NVIDIA está utilizando as tecnologias fundamentais do plano de assistente de compras para desenvolver e implementar soluções inovadoras para a indústria de varejo de US$30 trilhões. De acordo com a eMarketer, a indústria deve crescer para US$35 trilhões até 2028, representando oportunidades significativas para transformação e crescimento.
Além da SoftServe, os parceiros da NVIDIA, Dell Technologies e World Wide Technology (WWT), usarão o plano em acesso antecipado para facilitar a adoção da IA pelos varejistas.
"Líderes do varejo que utilizam personalização movida por IA estão criando vantagens competitivas sem precedentes no mercado digital atual", conta Adam Dumey, vice-presidente global de varejo da WWT. "Estamos empolgados em aproveitar este novo plano de assistente de compras da NVIDIA para trazer toda a força de nosso investimento de quase US$1 bilhão no nosso Advanced Technology Center e AI Proving Ground — juntamente com nossa equipe especializada de cientistas de dados, consultores de varejo e arquitetos de IA — para ajudar nossos clientes do varejo a acelerar sua transformação com IA."
Disponibilidade
O NVIDIA AI Blueprint para assistentes de compras no varejo já está disponível em acesso antecipado. Os desenvolvedores podem se inscrever para serem notificados quando o plano estiver disponível para o público.
Junte-se à NVIDIA na NRF: Retail's Big Show, de 12 a 14 de janeiro, para saber mais sobre como os varejistas estão utilizando assistentes de compras com IA para impulsionar a indústria. Visite os estandes da Dell Technologies (5721) e Supermicro (3165) no nível três para conversar com especialistas em IA da NVIDIA e explorar demonstrações ao vivo do assistente de compras.