Governo garante recomposição orçamentária à ciência e tecnologia

0

A péssima repercussão que o corte de 18% no Orçamento da União para setor de ciência e tecnologia teve entre a comunidade científica levou o governo a anunciar nesta terça-feira, 10, que a proposta orçamentária de R$ 5,173 bilhões, que havia sofrido um corte da ordem de R$ 1,2 bilhão no Congresso Nacional, será recuperada. Segundo o ministro Sergio Rezende (Ciência e Tecnologia) a pasta obteve esse compromisso da área econômica do governo.
Para Rezende, o MCT encerrou o exercício de 2008 com ótima execução orçamentária, sendo fundamental – para cumprimento das metas do Plano de Ação de Ciência e Tecnologia e Inovação (2007-2010) – a recuperação da proposta orçamentária.
O ministro chamou atenção para os problemas econômicos provocados pela crise mundial. De acordo com ele, a crise chegou ao Brasil, mas não com a mesma intensidade que nos países desenvolvidos, onde houve, por exemplo, demissões em massa nas principais empresas e problemas com a concessão de crédito. No Brasil caíram as exportações de manufaturado, mas o mercado interno tem suprido essa demanda. "Isso tudo graças a uma política de inclusão dos menos favorecidos na economia", afirmou.
Para Rezende, o governo Lula está fazendo um grande esforço para manter a economia aquecida, incentivando o consumo interno e disponibilizando linhas de créditos para minimizar os impactos da crise. "E está conseguindo. A indústria automobilística, por exemplo, deu férias coletiva e demitiu. Agora, não consegue entregar os carros rapidamente", disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.