O LinkedIn anunciou hoje que 7 milhões, dos 150 milhões de usuários da rede profissional em todo o mundo, são brasileiros. O crescimento do LinkedIn ocorre em todas as regiões do país, na esteira da expansão da internet. A medição se tornou possível após a empresa abrir seu primeiro escritório no país, há menos de três meses. De lá para cá, a rede atraiu um milhão de novos profissionais brasileiros, segundo comunicado oficial.
Com modelo de negócios em que a receita provém de sistemas de recrutamento, assinaturas de usuários e soluções de marketing, o LinkedIn tem sede no Vale do Silício, na Califórnia (EUA), e filiais ao redor do mundo.
A rede é usada por empresas e pessoas que querem compartilhar suas experiências profissionais e acadêmicas e ter acesso a vagas de empregos, a grupos de discussões e a informações que são de interesse para o seu trabalho ou capacitação profissional. A plataforma já está integrada com o sistema de recrutamento de diversas empresas, dos mais variados segmentos econômicos.
No Brasil, a adesão ao LinkedIn aparentemente acompanha as estatísticas de acesso à internet e a dimensão do mercado de trabalho. A capital paulista mantém a liderança de perfis na rede profissional, com mais de 1,5 milhão de usuários.
Em dezembro de 2011, a comScore, especializada em medições do mundo digital, colocava o LinkedIn na oitava posição no ranking geral brasileiro de redes sociais, com 3,1 milhões de visitantes, atrás do Facebook (36,1 milhões), Orkut (34,4 milhões), Windows Live Profile (13,3 milhões), Twitter (12,5 milhões), Vostu.com (4,9 milhões), Google Plus (4,3 milhões) e Tumblr.com (4 milhões).
Confira alguns destaques do LinkedIn no Brasil, por região:
(Fonte: LinkedIn – Fev/2012)
NORTE
. Manaus: 35 mil usuários
NORDESTE
. Salvador: 105 mil usuários.
CENTRO-OESTE
. Brasília: mais de 114 mil
SUDESTE
. São Paulo: mais de 1,5 milhão
. Rio de Janeiro: mais de 492 mil
. Belo Horizonte: mais de 215 mil
SUL
. Porto Alegre: mais de 170 mil
. Curitiba: mais de 155 mil