A rede de relacionamentos para contatos profissionais LinkedIn anunciou nesta quinta-feira, 9, os resultados financeiros do quarto trimestre e de todo o ano de 2011. A companhia registrou queda de cerca de 29% no lucro no ano, que passou de US$ 15,3 milhões em 2010 para US$ 11,9 milhões. Na mesma base de comparação, a receita teve alta de 215%, para US$ 523 milhões, contra US$ 243 milhões.
No quarto trimestre, o lucro da companhia somou US$ 6,9 milhões,um crescimento de 30% na comparação com os US$ 5,3 milhões obtidos em 2010. A receita no período totalizou US$ 167,7 milhões, um aumento de 105% em relação aos US$ 81,7 milhões apurados entre outubro e dezembro de 2010. Segundo o informe de resultados, a receita proveniente de soluções de contratação de profissionais registrou aumento de 136% no quarto trimestre, enquanto a receita com assinaturas cresceu 87% e a obtida com soluções de marketing, 77%.
Durante a apresentação do balanço, a companhia anunciou que introduzirá publicidade em seus aplicativos móveis, conforme adiantou o blog especializado em tecnologia TechCrunch. Apesar do breve anúncio, o CEO do LinkedIn, Jeff Weiner, afirmou que a mobilidade será uma das áreas de investimento neste ano.
No Brasil, os resultados do LinkedIn também foram positivos. A rede social revelou nesta sexta-feira, 10, que atingiu a marca de 7 milhões de usuários no país, que se juntaram aos mais de 150 milhões registrados em todo mundo. Segundo a companhia, São Paulo lidera a lista de usuários por capitais brasileiras, ao registrar mais de 1,5 milhão de cadastrados.