O grupo chinês de comércio eletrônico Alibaba fez uma oferta não solicitada para assumir o controle da AutoNavy, empresa chinesa de mapeamento digital e navegação, por US$ 21 por ação, numa operação que avalia a empresa em US$ 1,6 bilhão, segundo o jornal britânico Financial Times. Há oito meses o Alibaba já havia adquirido 28% de participação na AutoNavy por US$ 294 milhões, o que fez com que a empresa valorizasse em US$ 1,05 bilhão.
Em carta ao Conselho Administrativo da AutoNavy, o Alibaba afirma que ao assumir o controle da empresa, pode ajudá-la a competir melhor com as rivais Tencent e Baidu, particularmente em dispositivos móveis. Para o Alibaba, o negócio irá ajudá-lo a expandir suas capacidades no comércio móvel.
Os sites do Alibaba controlam 80% do comércio eletrônico da China. As receitas provenientes desses sites cresceram mais do que a metade, para US$ 1,78 bilhão no último trimestre.
Em resposta, a AutoNavy disse que vai formar uma comissão de conselheiros independentes para analisar a oferta.