A Bunge anuncia que atingiu 80% de rastreabilidade e monitoramento da soja em sua cadeia de suprimentos indiretos no Cerrado Brasileiro. A iniciativa pioneira e de grande escala para rastrear compras indiretas no bioma é parte do Programa Parceria Sustentável Bunge e reforça a performance consistente da empresa no desenvolvimento de cadeias de suprimentos responsáveis, particularmente nas áreas de maior risco de desflorestamento no país.
Lançado em 2021, o Programa foi concebido para ajudar as revendas de grãos a avaliar o desempenho socioambiental de seus fornecedores. Por meio dele, a Bunge compartilha sua experiência, metodologias e ferramentas para que as revendas possam trazer ao mercado commodities de origem comprovadamente sustentável. O programa oferece acesso a sistemas de verificação, como imagens de satélite e em escala de fazenda para avançar na rastreabilidade e monitoramento de propriedades.
"O programa reafirma o papel ativo da Bunge em engajar e influenciar positivamente toda a cadeia de suprimentos no Brasil e consolida-se como um importante instrumento rumo à meta da companhia de alcançar cadeias livres de desmatamento em 2025", diz Pamela Moreira, Gerente Sênior de Sustentabilidade da Bunge para a América do Sul. "Em 2018, atingimos 100% de rastreabilidade até silos de terceiros e, como passo seguinte, expandimos o nosso foco para a soja adquirida indiretamente nas áreas prioritárias do Cerrado. A estratégia mostrou-se acertada já que teve forte aderência das revendas e resultados muito positivos".
Para fortalecer o programa, a Bunge está ampliando sua parceria com a Vega Monitoramento que, por meio da plataforma LYRA, utiliza sensoriamento remoto, inteligência artificial e dados estruturados para realizar o diagnóstico e monitoramento socioambiental de propriedades agrícolas. A plataforma, desenvolvida pela Vega Monitoramento e certificada pelo Bureau Veritas – líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC) -, está disponível por meio de uma interface web exclusiva, criada em parceria com a Bunge.
Revendas e cooperativas podem acessar a ferramenta diretamente, de forma autônoma, sem intermediação da companhia, e com segurança chancelada pela certificação ISO 27001, norma internacional que atende uma série de requisitos, processos e controles, que visam gerir a segurança da informação. É possível, por exemplo, consultar documentos relativos às propriedades rastreadas, bem como os dados do monitoramento de satélite de forma inteiramente digital, sem a necessidade de execução de múltiplas consultas em diferentes fontes. O sistema embarca alto nível de segurança, assegurando a integridade dos dados e garantindo que cada revenda ou cooperativa tenha acesso apenas aos dados das propriedades com as quais se relaciona.
"Investir em soluções digitais faz parte da estratégia da Bunge para ampliar a escala de suas iniciativas e impactar positivamente o agronegócio", comenta Braian Souto, Gerente Sênior de Global Digital Office da Bunge. "Possuímos uma cultura de constante evolução e acreditamos na construção colaborativa, compartilhando práticas, tecnologia e informação com as nossas cadeias de valor para atuar de forma cada vez mais rápida, simples e eficiente".
As revendas e cooperativas participantes do programa recebem suporte completo do time de negócios da Bunge, além de todo suporte técnico da Vega, que oferece não apenas treinamento para a implementação do sistema, mas ainda acesso de forma gratuita à plataforma do programa Parceria Sustentável. Com o objetivo de apoiar na adoção da plataforma, os signatários do programa agora contarão com uma área de Sucesso do Cliente totalmente dedicada a fornecer atendimento, suporte, relatórios e orientações sobre o uso das ferramentas e serviços disponíveis. As empresas interessadas em fazer parte do Parceria Sustentável devem acessar a página do programa no site da Bunge.