Metaverso: Electrolux cria experiência para cliente receber imóvel com eletrodomésticos instalados no mundo real

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Já pensou poder ver como ficará seu apartamento comprado na planta, com todos os eletrodomésticos instalados, interagir com eles e avaliar se atendem suas necessidades do dia a dia? E o melhor: se gostar, você poderá comprar e, ao receber as chaves, encontrar tudo instalado e pronto para morar. Sim, isso é possível. A Electrolux inicia sua trajetória no metaverso com uma ação que mescla realidade aumentada e ambientes virtuais. Trata-se de uma solução proprietária da marca e que tem várias aplicações, como na parceria com a incorporadora GT Building, que vai gerar uma experiência completa ao consumidor e, também, um novo modelo de negócios.   

"Queremos sempre levar ao consumidor ações que reinventem experiências e facilitem suas vidas. Estar no metaverso permite que muitas pessoas que não têm a oportunidade de ir até uma loja ver e manusear nossos produtos, façam isso de forma remota, sem perder todos os aspectos dessa experiência. Pelo metaverso é possível abrir uma geladeira, por exemplo, e ver a altura das prateleiras, quantas garrafas cabem na porta e até se uma melancia cabe na gaveta. E isso pode ser feito a hora que o consumidor quiser, sem que seja necessário esperar o shopping abrir", afirma Nelson Scarpin, Head de Ownership Solutions Sales e New Business Development da Electrolux América Latina.   

Imersão   

A imersão poderá ser realizada em 11 outlets próprios da Electrolux, localizados em Curitiba e em São Paulo, e, também, em uma sala disponível na sede da GT Building, em Curitiba. Nesses locais, por meio dos óculos de realidade virtual, vai ser possível visitar o empreendimento OÁS no metaverso, andar pelo apartamento de mais de 280m² e ter contato com 15 eletrodomésticos, como refrigerador, cooktop de indução, batedeira, cervejeira, air-fryer, máquina de cuidar lava e seca, cafeteira e ar-condicionado (que poderá ser ativado pela assistente virtual Alexa). Também é possível ver informações relevantes sobre os produtos, como suas características sustentáveis, vídeos exploratórios e infográficos para apoiar a decisão dos consumidores.  

"Os ambientes estão construídos e disponíveis dentro de uma plataforma proprietária de metaverso, o que permite que usuários interajam com outras pessoas que estejam conectados à plataforma, mesmo que em diferentes localidades. Mostramos no virtual o que o consumidor terá no real", explica Ricardo Takeyama, Head de IT Consumer Solutions da Electrolux.   

No projeto desenvolvido pela AeonVR, é possível, por exemplo, que um casal entre junto, até mesmo com o corretor, para conhecer os ambientes. Cada um pode ver o outro por meio de avatares, visualizar para onde apontam e, também, conversar. De acordo com os criadores, a interação entre usuários é "mais uma camada para que o cérebro acredite que a experiência que está vivendo é real."   

"O grande diferencial deste tipo de imersão é que temos a capacidade de transportar o consumidor para dentro de um ambiente exclusivo e especializado. Assim, o consumidor se torna protagonista na sua jornada", comenta Mauro Monte, LA Solutions Architect da Electrolux.  

Novo modelo de negócios  

Além de levar uma nova experiência e facilitar a vida do consumidor, essa imersão no metaverso também representa um novo modelo de negócios para a Electrolux, para a GT Building e, também, para profissionais como arquitetos e designers de interiores. "A ideia é que o usuário, que faça essa imersão pelo OÁS e goste do projeto, adquira o imóvel. E, ao receber as chaves, o apartamento estará pronto e equipado", explica Marcello Thá, diretor da GT Building.  

"A plataforma também permite a interação direta com consultores de vendas no apoio da jornada. A expectativa é consolidar essa parceria entre a Electrolux e a GT Building, assegurando as melhores experiências imersivas para o consumidor. Com a exposição dos nossos lançamentos na plataforma, conseguiremos agregar valor, demonstrando como serão todos os ambientes do futuro apartamento dele", acrescenta Scarpin.  

Sustentabilidade  

Tendo a sustentabilidade como um de seus principais pilares, a Electrolux firmou essa parceria com a incorporadora GT Building que garante que o OÁS será um empreendimento Carbono Zero. Anualmente, será feita a medição das emissões de gás carbônico juntamente com uma empresa especializada do ramo. Após auferidas, o empreendimento comprará créditos de CO² oriundos de áreas de reflorestamento e projetos de energia limpa. Ou seja, para cada tonelada emitida, haverá uma contrapartida em créditos de carbono.

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