O Grupo Boticário é a 2ª empresa da América Latina mais admirada na área de dados, segundo a pesquisa State Of Data Brazil 2022. Realizada pela Data Hackers, comunidade de dados com mais de 45 mil membros, e Bain & Company, consultoria global que apoia a atuação de empresas no mercado de trabalho de dados no país, o mapeamento demonstrou avanço da companhia em tecnologia, que ocupa, inclusive, o 4º lugar a nível nacional.
O posicionamento do Grupo Boticário na pesquisa é resultado do crescente movimento no desenvolvimento e aplicação de tecnologia e uso de dados em todas as áreas da companhia, passando pela fábrica, logística, área de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, marketing até as lojas, rede franqueada, demais canais se expandindo para o seu ecossistema de beleza.
A geração desta potência tem impulsionado a aceleração digital de forma transversal no Grupo a partir do desenvolvimento e implementação de ações estruturantes desde a engenharia de dados, advanced analytics e inteligência artificial. Além disso, aquisições de empresas com viés tecnológico também colaboraram para trazer soluções disruptivas ao negócio.
A pesquisa State Of Data Brazil 2022 contou com mais de 4 mil respondentes em todo Brasil. Data Hackers e Bain & Company considerou indicadores relacionados a perfil demográfico, formação, atuação no setor, remuneração, rotatividade e fatores de satisfação no ambiente de trabalho, incluindo o impacto do trabalho remoto nas preferências profissionais. A amostra reflete a visão de variados papéis de atuação em empresas, como os de analista de dados, cientista de dados e engenheiro de dados, bem como diferentes perfis de experiência profissional, incluindo analistas júnior, pleno, sênior e gestor.