Até o fim deste ano, o número de assinantes de serviços móveis GSM, incluindo aqueles baseados nas evoluções do padrão, o EDGE e o UMTS/HSPA, deve atingir 500 milhões nas Américas, de acordo com pesquisa encomendada a Informa Telecoms & Media pela 3G Americas, organização internacional que tem como propósito promover a implantação da tecnologia GSM e suas evoluções. Segundo o levantamento, o GSM continua como a maior tecnologia móvel sem fio nas Américas, com 64% de participação de mercado.
No ano passado, foram registrados 110 milhões de novos assinantes no Ocidente, totalizando 420 milhões de assinantes GSM/UMTS, segundo pesquisa da mesma empresa, cujas projeções indicam que o número deve crescer ainda mais, alcançando, até o fim de 2012, 636 milhões, entre os quais 186 milhões de assinantes de serviços de redes UMTS/HSPA.
Ainda segundo a Informa Telecoms & Media, na América Latina e Caribe, a tecnologia GSM ultrapassou os 95 milhões nos últimos 12 meses. O total de assinantes na região é de quase 307 milhões, com uma participação no mercado sem fio de 80%, 13 pontos percentuais acima dos 65% de market share do ano anterior. Os mercados como Venezuela e Peru apresentaram crescimento anual de 168% e 112%, respectivamente.
De acordo com a 3G Américas, mais de 700 operadoras GSM operam em todo o mundo, em mais de 220 países. Esse número inclui 265 implementações da tecnologia EDGE.