As estratégias de publicidade e as tecnologias da web 2.0 estão despertando a atenção das concessionárias de automóveis nos Estados Unidos, de acordo com um estudo realizado pela empresa de pesquisa de mercado Kelsey Group. O levantamento constatou que 59% das revendedoras planejam utilizar vídeo em seus sites nos próximos 12 meses, em contraposição ao índice de 33% que usam esse recurso atualmente.
A pesquisa aponta, ainda, que até o fim desse período a proporção de concessionárias de automóveis que utilizarão índices de avaliação de audiência e para análise de clientes aumentará de 29% para 43%, bem como a quantidade daquelas que usam redes sociais, que saltará dos atuais 15% para 33%.
O estudo revela que as concessionárias de automóveis também estão direcionando cada vez mais as suas verbas publicitárias para a mídia online. Cerca de 62% das entrevistadas declararam que planejam aumentar os gastos com propaganda online nos próximos 12 meses, contra apenas 17% que pretendem investir nas mídias tradicionais. Além disso, 46% afirmaram que irão diminuir as despesas com mídias tradicionais, contra apenas 8% das que investem em publicidade online e pretendem fazer o mesmo.
"Esses resultados indicam uma mudança significativa no uso dos espaços publicitários pelas revendas de automóveis", avalia Neal Polachek, CEO do Kelsey Group. "Existem oportunidades valiosas tanto para as empresas de mídia tradicional como para aquelas que trabalham com novas mídias, que podem direcionar as concessionárias na adoção das tecnologias da web 2.0 e alinhar a mídia online às suas estratégias de vendas."