Advogados chineses entraram com uma queixa em nome de mais de 170 consumidores contra a HP, solicitando que o governo chinês determine que a empresa faça um recall de computadores portáteis fabricados desde 2007. Segundo eles, foram constatados defeitos nos monitores e problemas de superaquecimento em diversos modelos de laptops. Esta é a primeira vez que a fabricante de PCs enfrenta um ação organizada por parte de consumidores no exterior.
O dossiê foi entregue a Administração Geral de Supervisão de Qualidade, Inspecção e Quarentena (AQSIQ) na segunda-feira, 8. Nele, os advogados pedem que o órgão investigue a qualidade dos notebooks HP e obrigue a empresa a restituir o valor pago pelos consumidores ou a trocar os equipamentos defeituosos. No documento, eles pedem também que AQSIQ solicite um recall dos notebooks, segundo informa o jornal britânico Financial Times.
O movimento obteve ajuda do Laweach, um site sem fins lucrativos, o qual afirma que os problemas foram gerados por falhas nas placas gráficas produzidas pela NVidia, fabricante de processadores gráficos de alto desempenho, que fornece este componente a vários fabricantes de PC. Em julho de 2008, a NVidia havia reconhecido publicamente problemas de qualidade com algumas placas gráficas e anunciou que iria ressarcir os fabricantes de computadores para lidar com os consequentes problemas.
Os advogados dos consumidores disseram que, embora a HP tenha oferecido uma extensão dos períodos de garantia para alguns modelos de notebook, isso não foi uma solução completa para o problema.
Jiang Suhua, advogado do escritório Yingke Law Firm, em Pequim, disse que o grupo não estava levando a HP aos tribunais porque a inexistência de um movimento de classe na China traz uma perspectiva promissora para a ação. Ele disse esperar que AQSIQ obrigue a realização de um recall e que os consumidores possam negociar uma compensação com a HP.
- Pedido de recall