O mercado de aplicativos móveis experimentou grande crescimento em 2010 e, apesar dos esforços do Android Market, a App Store da Apple continua líder de mercado, respondendo por cerca de 5,6 bilhões de downloads do total de 7,9 bilhões de aplicativos baixados globalmente em 2010. A estimativa é parte do relatório "Mobile Applications Market Data", divulgado nesta quinta, 10, pela ABI Research.
O estudo aponta, entretanto, que a App Store deve enfrentar uma concorrência mais intensiva em 2011, uma vez que as vendas trimestrais de smartphones Android já ultrapassam os da Apple. Os downloads combinados do Android Market e de outras plataformas somaram mais de 1,9 bilhões ao final de 2010. E os esforços da RIM para aumentar a quantidade de aplicativos para BlackBerry começam a mostrar resultado: a ABI calcula em mais de um bilhão que o volume de downloads de aplicativos para os smartphones da RIM no ano passado.
Quando a comparação é entre o volume de apps em catálogo, a oferta de cerca de 130 mil apps em 48 países do Android Market não chega nem à metade do disponível na App Store.
- Serviços móveis