Vendas on-line lideram reclamações de consumidores em 2010

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Os sites de comércio eletrônico foram os campeões de reclamação na ProTeste no ano passado, respondendo por 30% do total, ou seja, 5,47 mil queixas. Em segundo lugar no ranking de protestos aparece o vício de produto (problemas que os tornam impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam), seguido por cartão de crédito e telefonia móvel.
Os principais problemas relatados por quem procurou o órgão de defesa do consumidor foram atraso na entrega ou entrega errada, descumprimento da oferta, golpes com não envio do produto ou entrega com defeito, falta de informações claras, empecilhos ao direito de arrependimento, dificuldade em identificar o fornecedor, e falta de canais de contato.
A ProTeste apontou que os problemas cresceram à medida que os consumidores brasileiros aderiram mais ao comércio eletrônico, pois as empresas não se estruturaram adequadamente para dar conta da demanda. A entidade revela ainda que na lista das dez empresas com o maior número de reclamações estão a Americanas.com, Comprafácil e Shoptime

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