O Google tornou-se uma ferramenta de pesquisa extremamente popular e eficiente, isso não é nenhuma novidade. Fato é que essa ascensão e relevância bombástica fizeram com que as empresas deixassem de encarar o site como um "luxo desnecessário" e o enxergassem como um aliado para aumentar EXPONENCIALMENTE suas vendas. Então, no embalo do Google, vieram os blogs e portais, o e-mail marketing e as redes sociais, ao mesmo tempo que as pessoas começaram a passar muito mais tempo online do que antes. Foi assim que surgiu o conceito de marketing digital.
Entretanto, campanhas digitais, com o simples propósito de trazer maior visibilidade para sua marca, pode não trazer o retorno esperado pra sua empresa, ou seja, não possui uma visão holística e mais estratégica sobre o negócio. Como, então, agregar maior valor a este processo? Utilizando uma ideia nova do mercado: o inbound marketing.
A melhor maneira de entender este novo conceito é separando toda e qualquer iniciativa de marketing em apenas duas opções: as inbound e as outbound.
No inbound marketing, a "oferta puxa demanda", ou seja, as ações são feitas para atrair as pessoas e ajudá-las em seus processos de compra através de informações relevantes, tendo a empresa, como objetivo primário atingir o volume de vendas necessário e qualificado.
Já o outbound marketing segue o conceito "oferta empurrada na demanda". O objetivo também é estimular as vendas, porém a todo e qualquer custo, o que leva as empresas a fazerem ações pouco objetivas, com altas taxas de desperdício e que incomodam seus potenciais clientes.
Como diferenciar um do outro? Tomei a liberdade de listar algumas diferenças básicas:
1. O marketing digital é um conjunto de táticas, o inbound marketing é uma estratégia;
2. Os objetivos do marketing digital são do interesse do departamento de marketing, os do inbound marketing dizem respeito à gestão da empresa;
3. As metas do marketing digital estão relacionadas à posicionamento no Google, acessos e visualizações do site etc, ao passo que os de inbound marketing estão diretamente ligadas à negócios, em resumo, leads e vendas;
4. O marketing digital pode ser um dos muitos tentáculos de uma estratégia de marketing abrangente, que envolve outras frentes (anúncios, telemarketing, eventos etc). O inbound marketing é uma estratégia única e, por si só, suficiente;
5. O marketing digital entende cientificamente sobre site, Google etc – o inbound marketing, além de dominar essas táticas, entende sobre o negócio da empresa;
6. É possível fazer outbound marketing dentro do marketing digital (publicidade indesejada, SPAM e afins), ao passo que no inbound, o outbound não se mistura, pois são contrários.
O objetivo não é desqualificar o marketing digital, pelo contrário – foi justamente a evolução do digital que possibilitou o surgimento do inbound marketing. Os meios utilizados pelo marketing digital são ótimos, pois são acessíveis, escaláveis e mensuráveis, o que permite estratégias muito mais racionais.
Entendemos então que o marketing digital é um meio para se trabalhar o inbound marketing, que, por sua vez, é uma estratégia mais completa e que usa, além desses meios tradicionais, táticas de atração e engajamento, combinadas com conteúdos de valor, para cumprir seus objetivos.
Sendo assim, o inbound marketing é uma evolução do marketing digital? Eu não colocaria dessa forma – acredito que eles possuem aplicações diferentes, sendo o inbound a melhor maneira de uma empresa de oferta complexa, ou empresas que atuam no B2B, para se fazer marketing.
E você, qual estratégia utiliza, na sua empresa? Compartilhe conosco.
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Ricardo Corrêa, CEO e fundador da Siteina