O Facebook está começando o lançamento do Instagram Lite – um produto mais leve e rápido projetado para conexões de internet de baixa velocidade e smartphones de baixo custo – em 170 países nesta semana, com planos para um lançamento global em um futuro próximo
Como o Facebook Lite há mais de cinco anos, o Instagram Lite foi desenvolvido por uma equipe de engenheiros, designers e gerentes de produto entre centenas de funcionários no hub de P&D do Facebook em Tel Aviv, o maior centro desse tipo fora dos Estados Unidos. O trabalho foi feito em colaboração com uma equipe sediada em Nova York, incluindo engenharia, produto, design e pesquisa do Instagram.
O Instagram Lite pesa menos de 2 MB, permitindo instalação e tempo de carregamento rápidos e baixo consumo de armazenamento. Ele oferecerá os principais recursos do aplicativo, incluindo feed, histórias, filtros, mensagens diretas e alguns recursos IGTV. O Instagram Lite permitirá que a experiência do Instagram permaneça rápida e confiável, independentemente do dispositivo, plataforma e rede, diz a empresa.
Para fazer isso, grande parte do código realmente é executado nos servidores do Facebook, e não nos dispositivos dos usuários, para economizar espaço e processamento (como o Facebook Lite ).
O público-alvo do aplicativo também é o mesmo do Facebook Lite: centenas de milhões de usuários móveis em mercados emergentes na Ásia, África, Oriente Médio e América do Sul com telefones de baixa especificação e conectividade com a Internet que não passa de 2G / 3G . De acordo com a pesquisa da equipe, mais de 50% dos usuários móveis na África Subsaariana usam redes 2G, assim como 45% na Índia e 34% no Oriente Médio.
O Instagram Lite só estará disponível no Android por enquanto, pois é o sistema operacional preferido em muitos países de mercado emergente e oferece suporte a dispositivos com pouca memória RAM.