5G Summit discute o desenvolvimento do 5G no mercado corporativo

0
O potencial do uso do 5G no mercado brasileiro começa a deslanchar no mercado corporativo, mas ainda precisa superar diferentes dificuldades, como revelaram os painelistas da 1ª edição do 5G Summit 2023, evento promovido pela TI Inside, dias 8 e 9 de março.
O primeiro painel do 5G do Summit debateu o desafio da adoção da tecnologia no mercado corporativo já que muitas empresas desconhecem como adotar 5G e ainda não conhecem as oportunidades que ela pode gerar em diversas verticais de mercado.
Segundo José Felipe Otero, vice-presidente para a América Latina e Caribe da 5G Americas, o importante é perceber que a tecnologia 5G não é estática e proporciona uma banda móvel aumentada com baixa latência para consumidores em qualquer tipo de atividade, seja das transações financeiras  até aplicações de missão críticas, ou seja, tudo que envolve a necessidade de se realizar em tempo real.  "A tecnologia de 5G possibilita  a transformação digital da economia e das operadoras de telecom partindo do princípio de compartilhamento dinâmico do espectro,  do uso da infraestrutura e  permite também  update, seja com uso de software ou na criação redes. Tudo com custos mais baratos, seja nos grandes centros ou locais remotos atendendo a muitas demandas", conceitua o executivo.

Para Paulo José Spaccaquerche, presidente da ABINC – Associação Brasileira de Internet das Coisas, há de se notar que o 5G é um grande alavancador do IoT . "A partir disso, verificamos que a tecnologia veio para permitir uma ampliação do escopo dos negócios por meio da tecnologia, seja  nas escolas  para capacitar mão de obra seja para ampliar  negócios, nos vários  tipos e formas de como pode ser usada para isso", reforçou.

Como salientou, o uso mais explícito do 5G já está sendo empregado em muitas empresas como no Hospital das Clínicas (USP-SP)  ou na Gerdau , por exemplo, com ótimos resultados. Mas também, como disse,  na ampliação de uso de outras tecnologias, seja dos gêmeos digitais ( em laboratórios ou em atividades de risco), seja na mobilidade com carros autônomos,  cidades inteligentes  e no edge computing , uso de IA entre outras.

"Do meu ponto de vista, vejo a tecnologia como grande acelerador de outras novidades tecnológicas e por isso, já podemos dizer que já estamos caminhando para a nova etapa que será o 6G, uma evolução natural", comentou. No entanto, entre os desafios ele acredita que  estar preparado para as próximas inovações com a  infraestrutura  técnica necessária, bem como com o arcabouço legal necessário destacam-se a Lei das Antenas. Segundo ele, seja  nas cidades no mundo corporativo  é preciso estar  preparado seja  nos equipamentos para permitir as velocidades e acessos ou na formação de mão de obra para operar tudo isso.

Euclides Chuma, membro sênior do IEEE e pesquisador de pós-doutorado na Universidade de linkoping na Suécia pelo programa CNPq CISB Saab , reforça o grande potencial  do 5G no mercado corporativo que tende a proporcionar conexões mais baratas e proporcionar flexibilidade

"Apesar de ser popularizado pelo uso doméstico nos celulares e nas conexões Wi-Fi, é na indústria que o diferencial acontece mais efetivamente, pois ela permite mais dispositivos conectados, além de configurações mais customizada e resiliente, assim como  possibilitar por ser resiliente o menor incidência de problemas na IoT e na indústria 4.0, entretanto há de salientar que a baixa latência das máquinas, não esteja ainda no seu patamar ótimo, acontece para aquelas aplicações onde não se pode haver interrupções", destacou.

Vicente Bandeira de Aquino Neto, membro do Conselho Diretor da Anatel e Presidente do GAPE, enfatizou o uso do 5G e o desafio de conectividade das escolas do Brasil. Para ele, desde o leilão do 5G no Brasil as características são diferentes do resto do mundo, já que não teve um viés arrecadatório e sim de investimentos, estimados em mais de R$ 47 bilhões , sendo R$ 5 bilhões destinados para gastos e obrigações com os municípios brasileiros.

Como disse o conselheiro, um desses investimentos é a cobertura em sedes municipais e rodovias  pela tecnologia, além da construção em  fibra óptica para possibilitar a transmissão e conectividade entre as escolas públicas de ensino básico. "No estudo de  mapeamento da realidade das escolas, encontramos que predominantemente no norte e nordeste do país estão as mais carentes e são onde se localizam as populações mais carentes, indígenas e quilombolas do país  e para eles que precisamos levar mais acesso e conectividade a fim de formar mão de obra seja na própria tecnologia ou outras áreas bem como permitir e levar acesso às políticas sociais e saúde", ressaltou.

Ciberataques e proteção de missão crítica

Ainda no primeiro dia do 5G Summit 2023, o tema segurança foi o centro da discussão.  Como proteger as redes de missão crítica e repensar ferramentas e processos utilizados para transformar e fortalecer soluções de segurança para proteção de ativos, sistemas de controle industrial (ICS), tecnologia operacional (OT), Internet das Coisas e ameaças que podem paralisar uma linha de produção ou até mesmo permitir que informações confidenciais sejam expostas.

Para Yanis Stoyannis, Customer Security Director da ERICSSON para a América Latina , este momento é de  vanguarda na era do 5G, Internet das Coisas (IoT), computação de borda e infraestrutura de rede em nuvem.  "A Ericsson foi a primeira empresa a levar 5G a quatro continentes e nosso portfólio permite que as operadoras usem a  tecnologia e aumentem a cobertura 5G rapidamente, não importa a escala e a complexidade além de  implementar  de 5G usando o hardware existente", comentou.

Como explicou, o 5G apresenta novas possibilidades de inovação que vão além das limitações corporativas de hoje, permitindo novas formas de trabalhar. Destacou algumas características comuns importantes que surgem quando se analisa o valor do 5G para a transformação dos negócios, por exemplo, a capacidade de executar qualquer processo remotamente, independentemente de quão crítico seja; o controle em tempo real de todos os processos de negócios; a automatizando operações, bem como o uso de recursos de computação onde faz sentido, executando aplicativos na borda quando relevante e apresentar níveis de segurança mais altos inerentes sem sacrificar o desempenho geral.

Diante das principais características e benefícios que o 5G apresenta, o especialista aponta que esse é apenas o início de mais uma etapa da transformação digital global. " A plataforma de rede inteligente será reinventada para atender às novas necessidades e incluir recursos além da conectividade. Essa rede reinventada formará o núcleo de nossa infraestrutura digital. Ao trabalhar para garantir uma plataforma robusta de rede 5G  hoje, significa que no futuro ela continue a evoluir para a era 6G, oferecendo novos recursos e o tipo de desempenho extremo exigido por áreas de aplicação como a internet dos sentidos e a comunicação entre máquinas inteligentes. Nessa agenda de pesquisa compreende um conjunto de jornadas tecnológicas rumo a 2030 e à era 6G. ", refletiu o especialista.

Para Raul Colcher, presidente da Questera Consulting, Life Senior Member do IEEE, os ganhos de qualidade e eficiência e funcionalidades proporcionados pelo 5G muitos e são importantes e segundo ele,  representam um salto de qualidade em todos os aspectos da telefonia móvel e pessoal, bem como refletem perspectivas nas aplicações de novos modos de uso nos setores.

Nos casos comerciais de uso, como exemplificou o técnico, as áreas que se destacam são a saúde , a aeroespacial e especialmente as comunicações. "Dentro de cada área as padronizações são possibilitadas para comunicação entre redes e padrões de segurança nativos, além de outras tecnologias como de realidade aumentada, gêmeos digitais, metaverso uma gama nova de aplicações em todos os setores e sobretudo nas aplicações de defesa  segurança  crítica como nos arsenais militares e inteligência e em especial permite que haja mais cuidados sobre  ataques cibernéticos, sempre mais sofisticados", disse.

Ele reforça a importância da conectividade  em especial para o IoT e suas várias aplicações na indústria, agricultura,  comércio e também na saúde, que usufruem de todos os benefícios trazidos pelo 5G e também podem ser afetados em sua segurança da mesma forma, mas que para isso, já estão sendo preparados para atuar na segurança de forma incisiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.