Post content – Nascido da fusão de quatro provedores de Internet (ISPs) em 2021, a ALLREDE deu início a uma estratégia de crescimento acelerado com a aquisição de mais 11 provedores regionais, totalizando 15 ISPs cobrindo atualmente 4 estados da região Centro-Oeste, incluindo Brasília, com 208 mil clientes, impactando mais de um milhão de pessoas nessa região.
Segundo Vinicius Borges, CEO da ALLREDE, o objetivo da organização é crescer organicamente, ampliando sua presença em 87 cidades em que atuam e na conquista de novos municípios da região que ainda não contam com serviços de banda larga, mas também aproveitar oportunidades para consolidar outros ISPs locais. "O potencial da região é de mais 300 mil assinantes, ainda temos um serviço extenso para consolidar o mercado nessa região", explica.
O executivo credita o sucesso da sua atuação em tão pouco tempo devido à decisão tomada na ocasião da criação do grupo de contratar a nuvem da Amazon Web Services (AWS). Essa estratégia permitiu colocar em funcionamento a operação de uma rede robusta, segura, escalável para atender rapidamente a demanda dos clientes. "Os 4 grupos fundadores tinham suas próprias infraestruturas de TI, que exigiria a integração dos servidores e sistemas antes de dar início à oferta de serviços, o que iria atrasar o time to market", diz Borges.
Com apoio da CloudFaster, parceiro da AWS no Centro-Oeste, a integração foi executada rapidamente e em menos de 6 meses a ALLREDE contava com uma arquitetura escalável Serverless, sem quaisquer problemas de degradação do ambiente ou incidente na migração dos servidores para a nuvem. Depois dessa fase, ficou simples incorporar os demais provedores adquiridos nos meses seguintes.
A ALLREDE também está rodando todos seus serviços administrativos e também seu site corporativo na nuvem da AWS. "Mais de mil colaboradores são gerenciados e autenticados na rede de forma segura, para acessar os serviços operacionais, de recursos humanos, comerciais, centralizando ainda todas as requisições de materiais e pedidos de compra", enfatiza Borges.
Novos oportunidades de negócios
O trabalho em conjunto da ALLREDE com a AWS também abriu uma nova oportunidade no mercado empresarial para o provedor, que contabiliza mais de 28 mil pequenas e médias empresas em sua base de clientes.
Borges diz que a região tem várias indústrias, prefeituras, hidroelétricas, cooperativas agrícolas, entre outras, que podem ser atendidas com conectividade por meio de uma infraestrutura robusta, de alta capacidade de tráfego de mais de 600 gigabits por segundo.
Além dos serviços corporativos do seu próprio portfólio, a colaboração com a AWS, também permitirá ao provedor oferecer serviços da empresa que tem sido a oferta de nuvem mais abrangente e amplamente adotada do mundo diretamente aos clientes da região.
Ao lado da CloudFaster, também desenvolveu um novo produto de telefonia móvel para MVNOs (rede para operadora móveis virtuais) com todos os recursos de integração, cobrança e gestão de clientes em uma plataforma 100% Serverless.
"Podemos avaliar que a decisão inicial, de ao invés de usar nossa infraestrutura própria, escolher a AWS se mostrou acertada. Nós conseguimos acelerar nosso time to market; migrar rapidamente provedores e base de novos clientes que foram adquiridos; redução de custos com a sustentação de serviços devido a utilização de Serverless, além de criar novos produtos. Hoje temos um ambiente seguro, não precisamos nos preocupar com infraestrutura e dedicarmos aos negócios e ter um sono tranquilo", enfatiza Borges.